Presidente do TJPR prestigia aniversário de quatro anos da Apac de Barracão

Presidente do TJPR prestigia aniversário de quatro anos da Apac de Barracão
Ter, 08 nov 2016 13:52:25 +0000
O Poder Judiciário de Barracão celebrou os quatro anos de implantação do método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Paraná) na segunda-feira (7/11).
Entre outras autoridades, estavam presentes o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas (GMF), Desembargador Ruy Muggiatti, e a Coordenadora da Implantação das Apacs no Paraná e Juíza da Comarca de Barracão, Branca Bernardi.
O Presidente do TJPR destacou a importância de divulgação do método Apac e o destaque da Comarca de Barracão na expansão dessa nova metodologia. "O TJPR criou uma comissão para divulgar a Apac, coordenada pela Juíza Branca, e estamos muito felizes em perceber que, a cada dia, mais Juízes interessam-se pelo método, contribuindo ativamente com a Segurança Pública de suas Comarcas", disse Vasconcelos.
A Juíza Branca Bernardi comentou a sua alegria com a realização do evento. “Agradecemos muito ao Presidente do TJPR, que apoia a metodologia APAC desde o início, e a esse povo maravilhoso da fronteira Brasil/Argentina”.
Os agradecimentos da Magistrada se estenderam ainda a Força Aérea Brasileira, AVSI, União Europeia, Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, Policia de Misiones (Argentina), Corpo de Bombeiros, trilheiros "Atolados da Fronteira", jeepeiros "Integração", cavaleiros e CTG "Sinuelo da Fronteira", que realizaram um desfile para saudar as autoridades convidadas. A Força Aérea Brasileira também participou, com a Esquadrilha da Fumaça realizando acrobacias e desenhos no ar.
O evento foi prestigiado por toda a população e autoridades da fronteira com Brasil e Argentina, Estados do Paraná e de Santa Catarina, pelos integrantes do Ministério Público gaúcho, Gilmar Bortoloto, Luciano Pretto e outros , além de muitas outras autoridades.
Numa parceria entre Governo do Estado do Paraná, Tribunal de Justiça, Ministério Público e OAB/PR, foi implantada em 2012 a primeira unidade de execução da pena pelo método Apac na Comarca de Barracão. A seguir, surgiu a APAC de Pato Branco, ambas em atividade.