Notícias

Presidente do TJPR prestigia aniversário de quatro anos da Apac de Barracão

Legenda

Presidente do TJPR prestigia aniversário de quatro anos da Apac de Barracão

Ter, 08 nov 2016 13:52:25 +0000

O Poder Judiciário de Barracão celebrou os quatro anos de implantação do método Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Paraná) na segunda-feira (7/11).

Entre outras autoridades, estavam presentes o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas (GMF), Desembargador Ruy Muggiatti, e a Coordenadora da Implantação das Apacs no Paraná e Juíza da Comarca de Barracão, Branca Bernardi.

O Presidente do TJPR destacou a importância de divulgação do método Apac e o destaque da Comarca de Barracão na expansão dessa nova metodologia. "O TJPR criou uma comissão para divulgar a Apac, coordenada pela Juíza Branca, e estamos muito felizes em perceber que, a cada dia, mais Juízes interessam-se pelo método, contribuindo ativamente com a Segurança Pública de suas Comarcas", disse Vasconcelos.

A Juíza Branca Bernardi comentou a sua alegria com a realização do evento. “Agradecemos muito ao Presidente do TJPR, que apoia a metodologia APAC desde o início, e a esse povo maravilhoso da fronteira Brasil/Argentina”.

Os agradecimentos da Magistrada se estenderam ainda a Força Aérea Brasileira, AVSI, União Europeia, Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, Policia de Misiones (Argentina), Corpo de Bombeiros, trilheiros "Atolados da Fronteira", jeepeiros "Integração", cavaleiros e CTG "Sinuelo da Fronteira", que realizaram um desfile para saudar as autoridades convidadas. A Força Aérea Brasileira também participou, com a Esquadrilha da Fumaça realizando acrobacias e desenhos no ar.

O evento foi prestigiado por toda a população e autoridades da fronteira com Brasil e Argentina, Estados do Paraná e de Santa Catarina, pelos integrantes do Ministério Público gaúcho, Gilmar Bortoloto, Luciano Pretto e outros , além de muitas outras autoridades.

Numa parceria entre Governo do Estado do Paraná, Tribunal de Justiça, Ministério Público e OAB/PR, foi implantada em 2012 a primeira unidade de execução da pena pelo método Apac na Comarca de Barracão. A seguir, surgiu a APAC de Pato Branco, ambas em atividade.