Notícias

Presidente do TJPR recebe juristas argentinos


PRESIDENTE DO TJPR RECEBE JURISTAS ARGENTINOS

A ideia foi realizar um intercâmbio de informações sobre a gestão da Justiça

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Desembargador Renato Braga Bettega, recebeu a visita, na tarde desta quarta-feira (31/10), de dois juristas argentinos acompanhados do Desembargador Mário Luiz Ramidoff. Palestrantes no IX Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania (Conbradec), promovido pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), eles aproveitaram a viagem para conhecer como o Presidente administra o TJPR.

Para Carolina Granja, professora e diretora do Instituto de Gestão em Sistemas de Justiça na Universidade Católica de Córdoba, esta é uma excelente oportunidade para troca de experiências entre os dois países. “O que vimos aqui foi um desembargador e um presidente de um tribunal com interesse genuíno em melhorar e trocar experiências. Creio que este seja um compromisso também da Argentina e da província de Córdoba, onde moro”, disse. Ela também é responsável pela Gestão Estratégica e de Qualidade do Tribunal Superior de Justiça de Córdoba.

Já o Magistrado de 1ª Instância Civil de Córdoba (capital) e professor especialista na Universidade Nacional de Córdoba de Direito Internacional Privado Jorge Alfredo Arevalo, ressaltou que o fato de Brasil e Argentina terem uma cultura muito parecida faz com que esse intercâmbio de experiências seja ainda mais importante. “Esses encontros de direito são essenciais para melhorar a sociedade e o mundo em que vivemos, já que a formação do jurista não é somente uma formação técnica, é uma função social para ajudar a melhorar todo o sistema da sociedade toda.”

O Desembargador Ramidoff ressaltou a importância de o Presidente do TJPR estar sempre disposto a mostrar aos colegas de fora como funciona a administração do Poder Judiciário estadual, que conta com mais de 14 mil funcionários e mais de 900 magistrados, distribuídos nas 161 comarcas do Paraná. “Isso é muito importante para que possamos compartilhar nossas experiências”, afirmou.

Veja mais fotos no FLICKR do TJPR.