Programa de Gestão da Inovação é instituído no TJPR
PROGRAMA DE GESTÃO DA INOVAÇÃO É INSTITUÍDO NO TJPR
A iniciativa visa o aperfeiçoamento das atividades judiciais e administrativas por meio da propagação da cultura da inovação
O Órgão Especial (OE) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) aprovou por unanimidade, nessa segunda-feira (14/02), a instituição do Programa de Gestão da Inovação do Poder Judiciário do Estado do Paraná. A sessão foi realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo canal TJPR-Sessões do Youtube.
Conforme proposta da Resolução aprovada, o Programa de Gestão da Inovação possui caráter estratégico e visa incentivar as ideias inovadoras, o desenvolvimento e a sua implementação. Dessa forma, a iniciativa permite avanços na prestação jurisdicional, ao incorporar novas metodologias, ferramentas e instrumentos nos processos de trabalho. Tem como foco, ainda, aperfeiçoar as atividades judiciais e administrativas por meio da propagação da cultura da inovação, do foco no usuário, do trabalho colaborativo, da transparência e da desburocratização.
Ao apresentar a proposta de sua relatoria, o presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, ressaltou a necessidade de se implantar uma gestão da inovação com a ampla participação de magistrados, magistradas, servidores, servidoras e da sociedade, a fim de inserir o ser humano no centro do Sistema de Justiça: “O processo de mudanças que vivenciamos exige um pensar contínuo de formas diferentes de prestar o serviço à sociedade, aumentando a eficiência e a qualidade do serviço. Assim, o Programa de Gestão é o difusor das metodologias ágeis e de recursos tecnológicos para o aperfeiçoamento contínuo do serviço público.”
A ser gerenciado pelo Ateliê de Inovação, o Programa se alinha à Política Nacional de Gestão de Inovação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituído pela Resolução CNJ n° 395/2021, e atende à Meta Nacional n° 9 do Poder Judiciário (estimular a inovação). Além disso, os valores do projeto estão de acordo com os princípios norteadores da atual gestão da Corte paranaense: valorização do ser humano, aumento da eficiência, ampliação da capacitação, uso racional dos recursos e aproximação do Poder Judiciário com a população.
Nesse sentido, a Resolução também define a estrutura e competências do Ateliê de Inovação. Segundo o documento, o Ateliê é composto pela sua Coordenação, Assessoria Técnica, Laboratório de Inovação e Incubadora de Soluções Tecnológicas. Seu objetivo é realizar estudos, pesquisas, criação e desenvolvimento de projetos e programas inovadores, visando ao aprimoramento das atividades judiciais e administrativas.
A Resolução que institui o Programa de Gestão da Inovação do Poder Judiciário do Estado do Paraná será publicada nos próximos dias.
Confira a sessão do Órgão Especial na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Ux7yuzsYRrc