Programa Justiça no Bairro atua em Maringá
O Programa Justiça no Bairro em parceria com o Sistema Fe comércio- Sesc/Senac esteve na Unifama em Maringá, nos dias 26, 27 e 28 de setembro alcançando resultado extraordinário.
Nas 888 Ações de Cobrança de DPVAT, foram efetuados em torno de 448 acordos, todos com perícia realizada. Nos feitos em trâmite envolvendo Dpvat, Interdição, Previdenciário e Indenização foram realizados mais de 1050 perícias.
Das 1131 audiências realizadas, vale destacar que 927 se referem a ações de cobrança de Dpvat das Varas Cíveis (Maringá, Sarandi, Mandaguari e Marialva), das quais 446 resultaram em acordo, 73 foram sentenciados no ato, 331 infrutíferas com perícia realizada (aguardando prazo quanto ao laudo, etc), 49 ausentes a parte autora e 28 extintos, podendo se afirmar que foi obtido 52,5% ( excluído os ausentes e extintos) de acordo. E ainda outras tantas audiências de processos em trâmite que dependiam de perícia, tais como previdenciário, interdição e indenizatória.
Os quatro Juizados Especiais de Maringá efetivaram 120 audiências de DPVAT com um resultado de 89 acordos: seis sentenciados, 23 extintos, dois ausentes , resultando em 94% de acordos. Foram realizadas 77 audiências da demanda reprimida de pessoas que compareceram para regularizar a situação de registro civil, divórcio, adoção, guarda, reconhecimento de paternidade, interdição entre outros.
A receptividade da população com o Projeto Justiça no Bairro em parceria com o SESC de Maringá foi marcante. Segundo o juiz de Maringá, Loril Leocádio Bueno Junior, todos os juízes ficaram satisfeitos.
A desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do projeto, disse: "É justamente o trabalho dos juízes lado a lado, integrados num objetivo único de atender e acolher a população, que nos motiva a continuar". E afirmou também que é gratificante sentir a alegria dos servidores, funcionários e voluntários se cumprimentarem pelo sucesso do evento. "É maravilhoso receber o abraço dos funcionários do SESC-Maringá que trabalharam lado a lado com o judiciário e o ICI- Instituto de Informática de Curitiba, tornando-se impecável, como sempre a organização', ressaltou a magistrada, agradecendo em especial a Unifama, a Cocamar, a Copel, o INSS entre outros.
Voluntários - Foram efetivados mais de 10.000 atendimentos com a participação dos seguintes voluntários: juízes Alberto Luis Marques dos Santos, Ana Lucia Penhalbel Moraes, Belchior Soares da Silva, Fábio Bergamin Capela, Juliano Albino Manica, Liége Aparecida de Souza Gouveia Boneti, Loril Leocádio Bueno Junior, Siladelfo Rodrigues da Silva, Waldemar da Costa Lima, Jaime Souza Pinto Sampaio, Nicola Frascati Junior, Roberta Carmen Scramin de Freitas, Willian Arthur Pussi, Abilio Thadeu Melo Sodré de Freitas, Airton Vargas da Silva, todos de Maringá, Elaine Cristina Siroti e Vanyelza Mesquita Bueno de Sarandi , Devanir Cestari de Marialva e Oswaldo Soares Neto de Apucarana.
Pelo Ministério Público, Robertson Fonseca de Azevedo, os médicos peritos Ricardo Del Segue Villas Boas, Yugo William Sakamoto, Paulo Zanicotti, Maurício Chibata, Afonso Klein Junior, José Vicente Pancin, Afonso Klein Junior, Luiz Fernando Bonaroski, Robson Bueno Neto, Nivaldo Julião Arcir, Marino Domingos Braun Berardi, Fernando de Souza, Orides Merino, Miguel Zurita, Carlos K. Takano, Leandro Coneglian, Fábio Lima de Souza, Fabiano Cortes de Paula Gomes e Peterson Souza de Assis, os advogados, professores, universitários, FAE de Curitiba, UNIFAMA de Maringá e FACREI de Cornélio Procópio, além de servidores do Poder Judiciário, funcionários das Varas Cíveis de Maringá, Sarandi, Marialva e Mandaguari.
(Informações: desembargadora Joeci Machado Camargo)