Notícias

Projeto coordenado pela Juíza Bruna Greggio evita o superendividamento em Telêmaco Borba

A Juíza de Direito Bruna Greggio iniciou no primeiro semestre deste ano um projeto, com bons resultados, para resolver problemas de superendividamento dos jurisdicionados da comarca de Telêmaco Borba.

Como explica a magistrada, ao fazer contato com a assessoria de imprensa da Amapar, a iniciativa tem inspiração no projeto criado pela magistrada Sandra Bauermann, que hoje exerce as atividades como substituta em 2º Grau. "Ele visa tratar de situações em que o consumidor, pessoa física e de boa-fé, possui tantas dívidas que se pagasse todas elas não sobraria dinheiro algum", conta Bruna.

As etapas do projeto consistem em uma espécie de entrevista com o consumidor que comparece ao Juizado, onde ele preenche um formulário e informa as dívidas e gastos fixos, como educação, alimentação e plano de saúde. Na sequência ocorre o agendamento da audiência de conciliação, onde credores são convidados a participar.

Após, como explica Bruna Greggio, ocorre a tentativa de acordo coletivo. "O bom de termos esse formulário é que a conciliadora orienta o consumidor a não aceitar um acordo que ele não conseguirá cumprir por causa dos seus gastos fixos", conta. Um exemplo de sucesso no trabalho resultou na diminuição de uma dívida que estava em R$ 38 mil e acabou fechada em R$ 3.500.

Mais informações sobre o projeto acesse ww.tjpr.jus.br/superendividamento

(Com Amapar)