Notícias

Projeto de Gestão de Riscos do TJPR é destaque no 6º Fórum Nacional de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Judiciário

Foto: Divulgação

PROJETO DE GESTÃO DE RISCOS DO TJPR É DESTAQUE NO 6º FÓRUM NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO DO JUDICIÁRIO

A Gestão de Riscos tem o objetivo de aprimorar os processos de trabalho para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição

O projeto para implantação da metodologia de Gestão de Riscos no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) foi um dos destaques no 6º Fórum Nacional de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno do Judiciário, realizado de forma virtual entre os dias 21 e 23 de outubro pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT).

Com transmissão ao vivo pela internet, o evento teve cerca de 700 participantes de diversos tribunais brasileiros. No painel dedicado ao TJPR, o servidor Leonel Junior Pedralli, coordenador do grupo de trabalho designado para a implantação do projeto, destacou os ganhos diretos dessa iniciativa, como a implementação da Cadeia de Valor do órgão e a apresentação do texto base que resultou na Resolução nº 272/2020 do Órgão Especial, que instituiu a Política de Gestão de Riscos e o Comitê de Gestão de Riscos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.

Confira o evento na íntegra:

1º dia (21/10/2020)

2º dia (22/10/2020)

3º dia (23/10/2020)

Gerar e entregar valor à sociedade

A Cadeia de Valor proporciona uma visão geral das atividades que são realizadas pela instituição e da forma como elas se inter-relacionam para gerar e entregar valor à sociedade, através do cumprimento da missão do Poder Judiciário do Estado do Paraná. A definição dessa cadeia é uma das etapas necessárias para a identificação dos riscos e foi realizada em duas fases: inicialmente, com a coleta de informações nas unidades e, posteriormente, com a identificação, a classificação e o refinamento dos processos de trabalho.

Aprimoramento do desempenho e do controle dos processos de trabalho

O Projeto de Gestão de Riscos do TJPR foi desenvolvido na atual gestão e busca dar mais segurança para o alcance dos objetivos estratégicos e operacionais estabelecidos pela instituição, por meio da identificação, análise, avaliação, tratamento e monitoramento dos riscos.

Entre suas vantagens, estão:

- a identificação de ameaças e oportunidades que podem influenciar os resultados dos processos de trabalho no TJPR;

- o aprimoramento da gestão, do desempenho e do controle dos processos de trabalho;

- a concentração de esforços nos processos identificados como críticos e

- a priorização de ações com maior potencial de satisfazer o interesse público.

 

 

O Fórum Nacional de Boas Práticas de Auditoria e Controle Interno é um evento anual que promove a troca de experiências por meio da apresentação de estudos de casos das unidades de Auditoria Interna dos tribunais: as análises estão relacionadas aos temas Auditoria, Gestão de Risco, Controle Interno e Governança.

Tradicionalmente realizado pelos Tribunais de Justiça, o evento será promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir de 2021.