Notícias

Projeto implantado no Tribunal de Justiça busca aprimorar fluxos e processos de trabalho na área patrimonial


PROJETO IMPLANTADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA BUSCA APRIMORAR FLUXOS E PROCESSOS DE TRABALHO NA ÁREA PATRIMONIAL

Entre novembro e janeiro foram avaliadas 99 sugestões de melhoria, propostas por servidores e estagiários

O Departamento do Patrimônio do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) implementou no ano passado o Projeto Lean, inspirado nos conceitos da Lean Manufacturing (manufatura enxuta ou esbelta). A iniciativa busca desenvolver a gestão por metas, redução de desperdícios e melhoria contínua administrativa. Em uma das etapas, de promoção da gestão compartilhada, os servidores são incentivados a apresentarem sugestões de melhoria dos fluxos e processos de trabalho.

Somente no mês de novembro de 2018 foram apresentadas 51 sugestões, destacando-se as propostas dos servidores Pedro Luiz Pilatti Nicolau e Patricia Machado Martins. Eles propuseram um aumento da participação dos fornecedores nas licitações e contratações do Tribunal, por meio do aprimoramento do cadastro de fornecedores no Sistema Hermes (plataforma administrativa desenvolvida pelo TJPR para controle patrimonial). Um outro destaque foi a proposta da estagiária Jessica Gubert Calixto, de melhoria dos procedimentos de ingresso dos estagiários nas rotinas administrativas.

Entre os meses de dezembro e janeiro foram avaliadas 48 propostas, tendo sido selecionada a sugestão de utilização das redes sociais para aumentar a visibilidade das licitações, de autoria dos servidores Jean Felipe Sirigate e Camille A. C. da Silva. Em relação às propostas apresentadas pelos estagiários, foi selecionada a sugestão de melhoria no sistema de controle de estoque, de autoria de Ana Beatriz dos Santos Quintas, e que busca tornar mais eficaz os mecanismos de planejamento de compras.