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Projeto Pesquisa-Ação inicia segundo ano de atividade levando conceitos de pacificação social para alunos da rede pública de ensino


PROJETO PESQUISA-AÇÃO INICIA SEGUNDO ANO DE ATIVIDADE LEVANDO CONCEITOS DE PACIFICAÇÃO SOCIAL PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Iniciativa, realizada por meio da parceria do TJPR com a PUCPR, integrou a programação da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), celebrou na quarta-feira (08/03) a abertura de mais um ano de atividades do Projeto Pesquisa-Ação nas Escolas. O evento foi realizado no Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, localizado no Sítio Cercado, em Curitiba, e integrou a programação da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, com a participação da equipe da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). 

O projeto, desenvolvido por meio do Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos (OIDH), é realizado nas escolas públicas de ensino médio do município de Curitiba. Essa iniciativa tem o objetivo de criar espaços em que, através do protagonismo do estudante, todos os atores envolvidos no meio escolar desenvolvam ferramentas teórico-metodológicas (diálogos restaurativos) adequadas à gestão pacífica de conflitos.    

O desembargador Fernando Wolff Bodziak,  presidente do Observatório, comemorou a retomada das atividades do projeto: “Hoje é um dia muito especial, pois nós estamos dando início ao Projeto Pesquisa Ação nas Escolas, que é uma parceria entre o TJPR e a PUCPR envolvendo outras instituições, como a Cevid, por conta da celebração do dia internacional da mulher. O objetivo deste projeto, que está sendo prorrogado por mais 4 anos, é fomentar boas práticas nas escolas, reduzir a falha de comunicação entre alunas, alunos e educadores, também envolvendo as famílias nesse contexto, para que, através do diálogo, seja possível resolver as mais variadas questões que são enfrentadas nas escolas”. 

O professor Cezar Bueno de Lima, que atua diretamente na pesquisa da iniciativa, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Tribunal: “O TJPR tem desempenhado um papel indispensável na arquitetura desse projeto, pois ele, juntamente com sua equipe altamente qualificada, vem trabalhando junto aos colégios, identificando necessidades pontuais, como a comunicação não violenta e a gestão pacífica de conflitos. O que culminou na capacitação e criação de salas, onde os profissionais que passam pelo curso estão colocando em prática aquilo que aprenderam”. 

Projeto Pesquisa-Ação no Dia da Mulher 

Em razão da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, realizada entre os dias 06 e 10 de março, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJPR promoveu, durante o evento de abertura do Projeto Pesquisa-Ação, uma apresentação de conceitos e ações que envolvem a violência doméstica e as ações de prevenção contra ela.  

A coordenadora da Cevid, que também preside o Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Poder Judiciário Brasileiro (COCEVID), desembargadora Ana Lúcia Lourenço, esteve presente no colégio conversando diretamente com os alunos. Além da palestra, foram distribuídos materiais informativos sobre o tema.  Para a desembargadora, a ação conjunta permite atingir um grande público diferenciado que ajude a coibir esse tipo de violência: “É uma forma de prevenção. Nós estamos atingindo um público muito grande de alunos e professores, e a ideia é trazer informações para que eles recebam a notícia de que a violência doméstica é um tema importante, e, ainda, sirvam de potencializadores, repliquem essas informações dentro de suas casas.” 

Sobre o projeto Pesquisa-Ação nas Escolas  

O projeto é fruto da parceria entre o TJPR e a PUCPR, firmado através de um Termo de Cooperação Técnica e conta com a coordenação das equipes do TJPR, como o Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos (OIDH), a Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) e o Ateliê de Inovação, responsáveis por promover palestras, oficinas de comunicação não violenta e roda de conversa acerca da política de assistência. Na PUCPR as ações são coordenadas pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), envolvendo docentes, discentes e estudantes de graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que desenvolvem projetos de pesquisa na Escola de Educação e Humanidades.   

O PPGDH definiu 10 escolas públicas do ensino médio localizadas em cada uma das regionais de Curitiba. Dentre os critérios para a seleção das escolas, destacam-se a menor nota do ENEM e maior incidência de casos de violência (homicídios) no bairro.  Por meio de um estudo de caso, foi possível compreender a realidade de cada escola e promover iniciativas de intervenção a curto, médio e longo prazo. Além de entender o que os estudantes do ensino médio pensam sobre trabalho, estudo, família, violência, direitos humanos, democracia e projeto de vida, o projeto visa oferecer cursos de capacitação e estabelecer indicadores de mediação pacífica de conflitos, redução da evasão escolar e melhoria da relação de ensino-aprendizagem, mediante a participação direta dos estudantes nos processos decisórios no espaço escolar.