Notícias

Rádio TJPR: conheça algumas raridades que estão em exposição no Museu do TJPR


RÁDIO TJPR: CONHEÇA ALGUMAS RARIDADES QUE ESTÃO EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU DO TJPR

São mais de 2 mil objetos históricos, dentre eles um grilhão – ferramenta que era utilizada para acorrentar escravos

O programa de rádio do TJPR desta semana retrata a história de muitos objetos que estão em exposição no Museu do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Um deles chama a atenção da maioria dos visitantes: um grilhão, que na época da escravatura foi utilizado para acorrentar escravos. Também está em exposição um recibo de compra e venda de uma escrava, que foi adquirida por 40 mil réis.

O Museu abriga mais de 2 mil peças. No local é possível encontrar máquinas de escrever antigas, louças, uma caneta bico de pena com o brasão da república, relógios, telefones, tinteiros, mobiliários, fotografias, mapas e um grande acervo de quadros de artistas paranaenses e nacionais.

Um instrumento se destaca pelo seu simbolismo, pois representa o Judiciário: um martelinho confeccionado para realizar o primeiro Júri na Comarca de Andirá. Ele foi feito a pedido do Juiz de Direito Marino Bueno Brandão Braga, em 1949.   

Além das peças em exibição, o Museu da Justiça possui inúmeros processos que mostram a evolução do Judiciário paranaense, muitos deles escritos com a caligrafia da época; são mais de 7 mil processos catalogados e que estão sendo digitalizados. A intenção é preservar esses documentos e, também, disponibilizá-los de forma digital para facilitar a consulta de pesquisadores e historiadores.

Confira a entrevista com o chefe da Divisão do Museu da Justiça, o servidor Ibramar Socreppa.

 

 

Serviço:

Museu da Justiça

Horário: Segunda a Sexta, das 12h às 18h

Endereço: Praça Nossa Senhora de Salette – Centro Cívico
Contato: (41) 3200-2000 – museudajustica@tjpr.jus.br