Notícias

Renato Lopes de Paiva e Espedito Reis do Amaral são empossados no cargo de desembargador do TJPR

 

Em solenidades realizadas na tarde de quarta-feira (14) tomaram posse dois novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná.  Em atos presididos pelo desembargador Miguel Kfouri Neto, assumiram Renato Lopes de Paiva e Espedito  Reis do Amaral, em substituição  aos desembargadores  Leonardo Pacheco Lustosa e  Roberto Sampaio da Costa Barros, que se aposentaram.

Renato Paiva era juiz da 16ª Vara Cível,  e Espedito Amaral  juiz substituto em Segundo Grau. O primeiro foi promovido por antiguidade e, o segundo, por merecimento.

A posse do desembargador Renato aconteceu no gabinete da presidência onde foi saudado pelo presidente Miguel Kfouri Neto que disse ser " um momento muito significativo esta posse singela do desembargador Renato, ele que traz hoje não só a bagagem de juiz de Direito mas também uma grande capacidade de trabalho, amplo saber jurídico e profundo envolvimento com a  justiça.  Me sinto honrado em recebê-lo nesta Corte".

Por sua vez, o desembargador Renato disse estar muito feliz com a sua ascensão ao cargo. "Cheguei ao cargo nem cedo, nem tarde, cheguei na hora certa. Num momento importante no Judiciário  paranaense, onde se concretizam inúmeros  projetos  e se consolidam várias ações".

A cerimônia de posse do desembargador Espedito aconteceu no Salão do 10º andar do Palácio da Justiça lotado por familiares, amigos e colegas de trabalho.

Ao saudá-lo, o presidente Kfouri Neto frisou o brilhantismo de sua cultura, a inesgotável capacidade de trabalho, sua humildade e a serenidade em todos os momentos, esta, o apanágio da sua personalidade.  E deu-lhe as boas-vindas, dizendo que o Tribunal fica honrado com a presença do novo integrante. Miguel Kfouri Neto disse, ainda, que "hoje  recebemos  dois  desembargadores que ingressam num momento favorável  no TJ,  sob o aspecto de ver  no seu quadro de julgadores  dois  magistrados da extirpe de Renato e Espedito".

O desembargador Espedito por sua vez, agradeceu as palavras de cada um dos que participaram da cerimônia de posse, agradeceu ao amor e carinho recebidos pelos seus pais e familiares e prosseguiu seu discurso contando sobre  sua trajetória de vida, ao deixar o interior para se tornar juiz até chegar ao mais alto grau da magistratura. E acrescentou  "cheguei aqui para somar, podem contar comigo".

Presentes à solenidade, entre outras autoridades, o 1º vice- presidente do TJ, Onésimo Mendonça de Anunciação, o 2º vice-presidente, Ivan Bortoleto, o corregedor- geral da Justiça, Noeval de Quadros, o corregedor Lauro Fabrício de Melo, o secretário do TJ, José Alvacir Guimarães, o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Gil Guerra,  o promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, representando o MPPR, o advogado Fernando A. Costa Júnior, representando a OAB/PR,   o prefeito de Campo Mourão, Nelson Turek,   demais desembargadores, magistrados, advogados, além de familiares e amigos.

 

Os desembargadores

O desembargador Renato Lopes de Paiva é filho de Walter Jorge de Paiva e de Maria Regina Lisboa Lopes de Paiva. Nasceu no dia 8 de julho de 1956, em Curitiba (PR).  É bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, Turma 1980.

Após concurso público, iniciou sua carreira na Magistratura em 11 de abril de 1989, como juiz substituto na comarca de Foz do Iguaçu. Em 6 de junho de 1990 foi nomeado para o cargo de juiz de Direito na comarca de Chopinzinho, passando posteriormente por Capanema, Francisco Beltrão, Araucária, Ponta Grossa e Curitiba, onde chegou em 26 de setembro de 1995.

Em 28 de novembro de 2011 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, pelo critério de antiguidade.

Pós-graduado em Criminologia e Direito Penal Especial na Faculdade de Direito de Curitiba. Ministrou aulas de Prática Cível na Escola da Magistratura do Paraná.

 

O desembargador Espedito Reis do Amaral  é filho de Napoleão Rodrigues do Amaral e de Mercedes Reis do Amaral. Nasceu no dia 3 de junho de 1958, em Campo Mourão (PR). É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Turma 1986.

Após concurso público, iniciou sua carreira na Magistratura em 11 de abril de 1989, como juiz substituto na comarca de Assis Chateaubriand. Em 6 de junho de 1990 foi nomeado para o cargo de juiz de Direito na comarca de Ubiratã, passando posteriormente por Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa e Curitiba, onde chegou em 17 de outubro de 1995.

Em 28 de novembro de 2011 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, pelo critério de merecimento.

Professor licenciado de Prática Processual Civil na Escola da Magistratura do Paraná.