Notícias

Teoria da Argumentação e Justiça Restaurativa foram temas de destaque no EMAJEP

O recente Encontro de Magistrados dos Juizados Especiais do Paraná – EMAJEP encerrado no último sábado, dia de 19 de novembro, no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu, contou com a presença de dezenas de magistrados e abriu espaço para a discussão de vários assuntos de interesse dos presentes.

Dentre os temas abordados no evento, destacaram-se a “Teoria da Argumentação”, apresentado pelo professor Luiz Vergilio Dalla-Rosa, a “Justiça Restaurativa”, apresentado pelo juiz de Direito do Rio Grande do Sul Leoberto Narciso Brancher e “Direito e Justiça na Modernidade Líquida”, apresentado pelo professor André Peixoto de Souza.

Aconteceram também dois painéis que possibilitaram discussões de temas importantes no âmbito dos Juizados Especiais, um deles propondo um estudo de casos concretos e, outro, de temas recorrentes nas Turmas Recursais do Paraná.

Estiveram presentes ao Encontro o 2º vice-presidente do TJ, des. Ivan Bortoleto, organizador do evento, o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência,  Jederson Suzin, o juiz auxiliar da Presidência,  Frederico Mendes Junior e o juiz diretor do Fórum de Foz do Iguaçu,  Nicola Frascatti Jr., além dos 58 magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Também participaram do evento o secretário municipal Osli de Souza Machado, representando a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, e o vereador Gessani da Silva, representando a Câmara Municipal.

Com a vitoriosa experiência resultante desse Encontro, a intenção do 2º vice-presidente é de começar a planejar um evento semelhante para 2012.