TJ instala nova comarca em São João
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, esteve nesta quinta-feira (21/6), junto com o governador Beto Richa, no município de São João onde instalou a sede da nova comarca paranaense.
A comarca que abrange, além de São João, os municípios de Sulina, Saudade do Iguaçu e São Jorge D'Oeste passa a oferecer os seguintes serviços: tabelionato de protestos de títulos; Vara de família; serviço de registro de imóveis; serviço de registro civil e serviço de registro de títulos e documentos de pessoas jurídicas. O juiz substituto Leandro Albuquerque Muchiuti assume os trabalhos na comarca, que também contará com promotor e funcionários de apoio.
O desembargador Miguel Kfouri Neto, disse que a intenção é oferecer ao cidadão paranaense acesso a todos os serviços da Justiça. Segundo ele, São João teve um grande crescimento populacional e a nova comarca tornou-se necessária. "Essa comarca vai fortalecer o Judiciário e ampliar o acesso à justiça", disse o presidente.
O governador Beto Richa destacou o bom diálogo do governo com os poderes Legislativo e Judiciário e lembrou que em breve o trabalho da Defensoria Pública – criada em 2011 – será interiorizado, com a contratação dos defensores aprovados no concurso aberto recentemente.
Para o prefeito de São João, Clóvis Mateus Cucolotto, a instalação da comarca é um momento histórico. "Agora a nossa população mais necessitada terá acesso facilitado à Justiça", afirmou o prefeito.
O presidente da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, José Lucio Glomb, disse que a comarca representa a descentralização da Justiça e o acesso da população a serviços importantes. "O cidadão de São João e municípios vizinhos tem agora uma forma de se fazer representar juridicamente próximo de sua residência", disse ele.
Estiveram presentes no evento o desembargador Guilherme Luiz Gomes, gestor do Processo de Estatização e Instalação de Unidades Judiciárias do TJ, os deputados estaduais Rose Litro, Ademar Traiano, Nereu Moura e Agostinho Zucci, entre outras autoridades estaduais e municipais.
(Com informações e fotos da Agência Nacional de Notícias do Paraná – ANPR)