Notícias

TJPR homologa licitações para construção de 10 novos fóruns


TJPR HOMOLOGA LICITAÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DE 10 NOVOS FÓRUNS

As novas sedes serão nas Comarcas de Jandaia do Sul, Colorado, Iporã, Loanda, Marialva, Peabiru, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, assinou a homologação das concorrências públicas para a execução das obras de construção de novas sedes dos fóruns das Comarcas de Jandaia do Sul, Colorado, Iporã, Loanda, Marialva, Peabiru, Pontal do Paraná, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul na última quarta-feira (01/10). O início das obras está previsto para o primeiro trimestre de 2024.  

O Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR desenvolveu uma readequação dos projetos arquitetônicos previstos para os fóruns. Os novos paradigmas de construção, consideram a virtualização dos processos judiciais e a redução significativa das áreas necessárias para atendimentos jurisdicionais presenciais.  

Os novos projetos desenvolvidos preveem a utilização de materiais de alta resistência e durabilidade, como o concreto aparente, esquadrias structural glazing (pele de vidro), coberturas em lajes impermeabilizadas, além de divisórias e vedações com execução seca (drywall, stilframe, divisórias institucionais). Estão previstas também a utilização de tecnologias de energia renovável (com painéis solares), a adoção de sistemas de eficiência energética (como climatização eficiente e iluminação led) e a automação de tarefas de segurança patrimonial. Serão usados sistemas de projeto e gerenciamento de projeto e manutenção com introdução gradual da tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção), assim como serão usados materiais e técnicas de construção eco-friendly, com sistemas de captação de água da chuva e seu reaproveitamento na edificação.

Com a adoção da Contratação Integrada, o TJPR está implementando abordagens consideradas inovadoras, como a prototipagem e os testes de novas tecnologias e materiais durante a fase de projeto e execução, reduzindo riscos e custos associados a possíveis falhas. Dessa forma, os projetos propõem construções com menor custo, mais sustentáveis e com redução do impacto ambiental, inclusive com ampliação da vida útil das edificações e melhoria geral do desempenho das manutenções preventivas.

O padrão construtivo destinado às Comarcas de Iporã, Peabiru e Pontal do Paraná é denominado 650 plus, ou seja, é baseado no padrão 650m², mas é composto por uma estrutura modular que permitirá a ampliação em caso de criação de novas varas judiciais. Já os fóruns de Jandaia do Sul, Colorado, Loanda, Marialva, Prudentópolis, Quedas do Iguaçu e São Mateus do Sul receberão sedes de 1500m². Até o fim desta semana devem ser homologados também os lotes para a construção dos fóruns das Comarcas de Bocaiúva do Sul, Mangueirinha, Ribeirão do Pinhal, Uraí, Joaquim Távora e Carlópolis, que receberão sedes de 650m².