Notícias

TJPR cria um Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


TJPR CRIA UM LABORATÓRIO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO

TJPRlab vai desenvolver soluções tecnológicas e criativas para a melhoria da prestação dos serviços do Tribunal

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (TJPRlab) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) foi criado segunda-feira (08/04), durante a sessão do Órgão Especial no Tribunal Pleno, com a aprovação da alteração na Resolução nº 329, de 21 de fevereiro de 2022, que instituiu o Programa de Gestão da Inovação do Poder Judiciário do Estado do Paraná. “Com o TJPRlab, comprometemo-nos a integrar a inovação aos nossos valores institucionais, permitindo que ela inspire nossas ações e crie um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias, sempre visando a uma Justiça mais eficiente, ágil e capaz de oferecer serviços de alta qualidade à nossa sociedade", afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ao aprovar o projeto.  

O TJPRlab amplia os serviços desenvolvidos pelo Ateliê de Inovação e vai alinhar a o Tribunal paranaense com as leis federais e normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004), o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016) e a Resolução nº 395/2021-CNJ, que institui a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.  O objetivo do laboratório é ser um espaço de experimentação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas através de processos criativos e colaborativos para criar propostas inovadoras que possam aumentar a eficiência da prestação jurisdicional.

Equipe multidisciplinar e conselho consultivo

A estrutura funcional do TJPRlab terá uma equipe multidisciplinar que irá trabalhar com objetivos estratégicos e receberá orientações de um conselho consultivo, formado por magistrados do TJPR. O conselho de magistrados vai garantir que as atividades do laboratório estejam alinhadas com as necessidades judiciais e administrativas, através de mecanismos de governança que possam ser mais eficazes e proporcionem propostas inovadoras para o funcionamento do Tribunal. A implementação do TJPRlab, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o ODS 16 / Paz, Justiça e Instituições Eficazes, pode melhorar a eficiência operacional e administrativa da Justiça paranaense.

As boas práticas realizadas por magistradas e magistrados do Paraná no exercício jurisdicional e na introdução de novas técnicas serão valorizadas e investigadas pelo TJPRLlab, promovendo a implementação de iniciativas inovadoras. Outro objetivo do laboratório é realizar pesquisas em tecnologia avançada para a otimização de processos judiciais e administrativos, incentivando um ambiente de estímulo à criatividade e à experimentação no TJPR.

Descrição da imagem de capa: Homem de terno com dedo indicador brilhante diante da balança, símbolo da Justiça.