Notícias

TJPR é eleito Coordenador Nacional do Comitê Gestor da Justiça Estadual

Legenda

TJPR É ELEITO COORDENADOR NACIONAL DO COMITÊ GESTOR DA JUSTIÇA ESTADUAL

Grupo possui o objetivo de acompanhar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e a construção das Metas Nacionais do CNJ

Nessa segunda-feira (29/11), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) foi eleito Coordenador Nacional do Comitê Gestor da Justiça Estadual, bem como Coordenador do Subcomitê da Região Sul. O grupo faz parte da Rede de Governança Colaborativa, que possui o objetivo de propor diretrizes relacionadas à Estratégia Nacional do Poder Judiciário. A eleição é fruto da atuação do TJPR e demonstra o reconhecimento do relevante e eficiente trabalho que o Tribunal vem desenvolvendo. Além disso, contou com o apoio do Presidente do Judiciário paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, que apresentou o TJPR para concorrer à eleição durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado em Recife-PE, no início de novembro.

A Corte paranaense, dentro do Comitê, será representada pelo Desembargador Eduardo Casagrande Sarrão, que exercerá a Coordenadoria, e pelo Diretor do Departamento de Planejamento do TJPR, Vinícius Rodrigues Lopes. Dentre outras atribuições, os representantes irão  acompanhar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário e os trabalhos de definição das Metas Nacionais do CNJ. A coordenação do Comitê, que possui duração de dois anos, será assumida pelo TJPR no próximo Encontro Nacional do Poder Judiciário, que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro.  

  

Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário 

Regulamentada pela Portaria nº 59/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Rede possui o objetivo de propor diretrizes relacionadas à Estratégia Nacional do Poder Judiciário, impulsionar sua implementação, monitorar e divulgar seus resultados. Além disso, atua em temas voltados à governança judiciária, buscando a melhoria dos serviços jurisdicionais. 

Sob a coordenação do CNJ, o grupo contribui para a integração dos órgãos da Justiça brasileira. Desse modo, as questões comuns do Judiciário são compartilhadas e as decisões são tomadas em conjunto. 

A rede é composta pelo Comitê Gestor Nacional, Comitês Gestores dos Segmentos de Justiça e Subcomitês Gestores dos Segmentos de Justiça. Cada órgão do Poder Judiciário é representado por uma magistrada ou magistrado e pelo titular da unidade de gestão estratégica.