Notícias

TJPR e entidades públicas assinam Pacto pelo Futuro criado pelo Governo do Estado do Paraná


TJPR E ENTIDADES PÚBLICAS ASSINAM PACTO PELO FUTURO CRIADO PELO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

Está aberta até 16 de abril a consulta pública para elaboração do Plano Plurianual

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, assinou na quarta-feira (29/03) o documento que oficializa o compromisso do TJ e demais entidades públicas do estado em participar da iniciativa Pacto pelo Futuro, lançada pelo Governo do Estado do Paraná. 

O Pacto permite que toda a sociedade colabore na construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, um instrumento de planejamento de médio prazo com metas que representam o compromisso do Estado com a sociedade paranaense. Além disso, a iniciativa promove um diálogo efetivo com os demais poderes e a população, bem como torna claro o trabalho realizado pelos órgãos e departamentos do Executivo, Legislativo e do Judiciário. 

Para o presidente da Corte paranaense o PPA como ferramenta de gestão permite atingir toda a população: “Essa iniciativa começa muito bem, com um amplo debate entre todos os envolvidos, e o Poder Judiciário está comprometido com este pacto, com foco especial às regiões do Estado que mais carecem de políticas públicas”. 

O evento realizado no Museu Oscar Niemeyer contou com a presença de representantes de diversas entidades públicas. Além do presidente do TJPR, participaram o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Fernando Guimarães; o defensor público-geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino; e o subprocurador do Ministério Público do Paraná, José Deliberador Neto. Os representantes assinaram o documento juntamente com o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior. 

É possível participar da construção do PPA por meio da consulta pública online, aberta no site da Secretaria de Estado do Planejamento. Qualquer cidadão pode enviar sugestões e observações acerca do PPA até o dia 16 de abril. A partir de maio, representantes do Governo do Estado começarão a realizar as consultas públicas de forma presencial em diversas regiões. 

Com informações Agência Estadual de Notícias