Notícias

TJPR lança projeto Preparar


TJPR LANÇA PROJETO PREPARAR

Iniciativa é voltada à preparação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário estadual para a aposentadoria 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou nesta terça-feira (21/11) o programa Preparar, voltado à preparação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Poder Judiciário estadual para a aposentadoria.  
 
A iniciativa tem quatro objetivos principais: 

- orientar sobre os impactos derivados do desligamento institucional; 

- propiciar oportunidades para reflexão e discussão sobre questões que envolvam a aposentadoria; 

- promover reflexões quanto à mudança de hábitos e atitudes frente à aposentadoria; 

- auxiliar no planejamento e no desenvolvimento de projetos de atividades para o período pós-aposentadoria. 
 
“Garantir uma aposentadoria digna e com qualidade de vida a servidores e magistrados faz parte desse cuidado com aqueles que tanto fizeram e fazem pelo nosso Tribunal”, destacou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 

“Numa época em que se fala muito em altos investimentos em tecnologia, o Tribunal não deixa de investir em humanidade, nos seus colaboradores e colaboradoras. Isso é cidadania. Essa evolução no cuidado com as pessoas é mais um passo na busca incessante da excelência na prestação de serviços à sociedade paranaense”, afirmou o diretor do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Hélcio José Vidotti. 
 
Acesse o site do Preparar e veja mais detalhes sobre o programa 
 
O programa não será focado apenas em atender colaboradores que estão prestes a se aposentar, mas também será direcionado aos recém-ingressados no TJPR, já que a intenção é poder auxiliar em um planejamento de longo prazo para a aposentadoria. 
 
“Um dos diferenciais deste projeto em relação a outros programas preparatórios é que começa já com a admissão do servidor e do magistrado. Desde o primeiro momento em que se ingressa no serviço público judiciário, ele já passará a ter esse tipo de cuidado no cenário da sua vida”, valorizou o presidente do TJPR. 
 
Além disso, o Preparar também promoverá atividades que proporcionem integração social, qualidade de vida e manutenção da saúde física e mental para quem já se aposentou do Tribunal. “O programa vai acompanhar os nossos aposentados com atividades específicas para dar um suporte nessa transição para um outro estilo de vida”, explicou a servidora Gianna Bove Pereira, integrante do grupo de trabalho do programa Preparar. 
 
O projeto vai atuar em diferentes áreas como planejamento (aspectos legais da aposentadoria, educação financeira, organização do tempo), saúde (aspectos físicos, psicológicos, sociais e emocionais que podem advir com a aposentadoria, nutrição e medicina preventiva) e lazer (cultura, esporte, família, integração social, voluntariado, ocupação continuada e informática).  
 
Ele será coordenado pelo Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) em parceria com o Centro de Assistência Médica e Social (Cams) e terá a colaboração da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus). 
 
Compuseram o dispositivo de honra do evento de lançamento do Preparar ao lado do presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen: a coordenadora de implantação do programa Preparar, a juíza de direito substituta em 2º grau Vania Maria da Silva Kramer; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, doutor Jederson Suzin; a integrante do grupo de trabalho do programa Preparar, Gianna Bove Pereira, e o representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus-PR), Mario Cândido de Oliveira.