Notícias

TJPR participa de comemoração dos 200 anos de Ponta Grossa


TJPR PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO DOS 200 ANOS DE PONTA GROSSA

Presidente, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, falou sobre a construção de novo fórum e sobre a carta dos magistrados dedicada à cidade

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, participou, nesta sexta-feira (15/09), da comemoração ao bicentenário de Ponta Grossa, que reuniu cerca de 14 mil pessoas na Avenida Vicente Machado. Participaram do evento o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. Em seu discurso, o desembargador falou sobre a construção de um novo fórum que deve ser licitado brevemente. “Com um novo prédio, o Poder Judiciário local continuará a desempenhar o seu papel crucial de guardião da justiça, para a manutenção da ordem, a proteção dos direitos individuais e coletivos e na promoção de uma cultura de paz em prol de seus cidadãos”, declarou o presidente do TJPR.

Um coro de alunos das escolas municipais cantando o hino de Ponta Grossa e um desfile com a participação de 123 entidades marcou o dia do aniversário de 200 anos da criação do município, que, atualmente, tem uma população de mais de 350 mil habitantes. Participaram do evento diversas autoridades do executivo e do legislativo, além de militares e eclesiásticos. O futuro fórum da cidade, que ainda vai passar por processo de licitação, terá uma arquitetura moderna, com sete pavimentos, totalizando 19 mil metros quadrados. ““Este novo prédio corresponde as necessidades da sociedade local e representa a melhoria da infraestrutura no atendimento do jurisdicionado de Ponta Grossa””, observou a juíza Noeli Salete Tavares Reback, ressaltando que o atual prédio é dos anos 1970 e não atende mais às necessidades do crescimento da cidade.

Existem mais de 83 mil processos ativos na Comarca de Ponta Grossa, que possui 17 unidades judiciais e 15 serventias extrajudiciais onde atuam 23 magistrados, sendo 14 juízas e 9 juízes, e 450 colaboradores, entre servidores (as), estagiários (as) e terceirizados (as).  

       

 

Carta para os magistrados de 2073

No último dia 8 de setembro foi aberta a cápsula do tempo enterrada em 1973, durante a comemoração dos 150 anos da cidade. Dentro da caixa de aço estavam fotos, cartas e documentos, como um texto escrito pelos juízes de Ponta Grossa da época endereçado aos juízes do ano de 2023. “Da mesma forma, as atuais juízas e os atuais juízes desta Comarca, lançaram seus anseios de construir um judiciário forte, equilibrado e inclusivo para as suas sucessoras e os seus sucessores”, afirmou o presidente do TJPR, revelando que uma nova carta foi elaborada pela atual gestão do fórum.

Na próxima semana, o documento redigido pelos atuais magistrados e magistradas será entregue à prefeitura para ser colocada em nova urna, que será selada e enterrada em cerimônia que dará continuidade às comemorações dos 200 anos de Ponta Grossa. “A nova carta traz os anseios e a realidade do judiciário local com as expectativas para os magistrados de 2073”, explicou a juíza Noeli Reback. “Certamente este aniversário possui um diferencial, um encantamento, e nossa população pode se orgulhar de sua cidade, de suas conquistas”, comemorou a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.