Notícias

TJPR passa a integrar o Comitê de Governança do Conselho Nacional de Justiça


TJPR PASSA A INTEGRAR O COMITÊ DE GOVERNANÇA DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

Eleição para a primeira composição do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário ocorreu nesta semana

O coordenador do Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Diego Gazziero, foi eleito para integrar a primeira composição do Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A apuração dos votos foi publicada na quinta-feira (9/7) pelo CNJ.

A eleição ocorreu entre os representantes dos tribunais estaduais de grande porte e, com isso, o TJPR passa a ocupar uma das cadeiras a eles destinadas no referido Comitê.

Em março, o CNJ publicou as Resoluções nº 308 e 309, que trouxeram modificações e inovações na atividade de auditoria interna realizada no Poder Judiciário. A Resolução nº 309 tratou das diretrizes técnicas das atividades de auditoria interna do Poder Judiciário, enquanto a Resolução nº 308 buscou organizar as atividades de auditoria interna sob a forma de sistema. Por meio dela também foi instituído o Comitê de Governança e Coordenação do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud), composto por 18 membros, eleitos dentre os dirigentes das Auditorias Internas dos Conselhos e tribunais do país, com o objetivo de uniformizar os procedimentos e entendimentos relacionados à auditoria interna.

A partir da publicação das Resoluções, a intenção do CNJ é fortalecer a aplicação de normas e padrões internacionais no desenvolvimento das atividades de auditoria, afastando as unidades de Controle Interno de atribuições com natureza de cogestão, para que possam atuar unicamente na terceira linha de defesa do Sistema de Controle Interno do Tribunal. 

Fonte: Núcleo de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Paraná.