Notícias

TJPR realiza cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio Atitude Inovadora


TJPR realiza cerimônia de premiação da 3ª edição do Prêmio Atitude Inovadora

Magistrados e servidores de vários cantos do Estado participaram do evento  


Sex, 15 dez 2023 17:09:27 +0000

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Ateliê de Inovação, realizou na quinta-feira (14/12) a cerimônia de certificação dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Atitude Inovadora 2023. O evento foi realizado na sala de Atos do Palácio da Justiça e transmitido ao vivo pelo canal do TJPR no YouTube. O prêmio teve duas modalidades: por equipes e trabalhos individuais, e foi dividido em quatro categorias: sustentabilidade, aumento da eficiência, direitos humanos e cooperação judiciária ou interinstitucional. 

O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou a importância do prêmio: “Esta é uma das cerimônias mais significativas para o nosso Tribunal, porque premia aqueles que estão se dispondo a irem além do que o Tribunal esperava. Para nós, é motivo de muita alegria participarmos desta cerimônia”. O desembargador ainda falu da criação de um espaço para que projetos de magistrados e servidores possam ganhar ainda mais amplitude: “No que vem, o Ateliê de Inovação passará a ser um laboratório de inovação, pesquisa e desenvolvimento. Nós vamos dar um novo foro, um novo espaço, e será o locus para que ideias como essas apresentadas e premiadas possam reverberar e serem pesquisadas, trabalhadas e pensadas com uma visão globalizante.” 

O "Atitude Inovadora” tem o objetivo de valorizar e destacar magistrados e servidores do Poder Judiciário que, empenhados com melhorias na prestação de serviços, desenvolvem iniciativas visando introduzir ou incorporar mudanças nas atividades desenvolvidas no cotidiano laboral. São ações e projetos capazes de colaborar com o aumento da qualidade e a eficácia dos serviços prestados pelo Judiciário paranaense, criando valor e riqueza para a sociedade. 

O supervisor geral do Ateliê de Inovação, desembargador Naor Ribeiro de Macedo Neto, destacou que o prêmio tem implementado e impulsionado mudanças inovadoras no TJPR: “A premiação Atitude Inovadora é a materialização do nosso compromisso em reconhecer e aplaudir aqueles que persistem e buscam novas abordagens, soluções e práticas que impulsionam nossa instituição para patamares ainda mais altos. Este ano temos a honra de celebrar magistrados e colaboradores inovadores, cujas contribuições têm sido cruciais para implementar mudanças substanciais em nossos procedimentos. Assim podemos aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a todos os jurisdicionados.” 

A magistrada Chelida Roberta Soterroni Heitzmann, vencedora da última edição, falou da importância de valorizar os trabalhos de magistrados e servidores: "Eu acredito que prêmios dessas naturezas, além de reconhecerem o nosso trabalho, também nos incentivam a continuar. Eu sempre digo que o momento é de gratidão e de agradecimento ao Tribunal por reconhecer o trabalho que é feito para além do Projudi e do processo. Eu acredito muito que projetos sociais, projetos diferenciados que tenham inovação podem colaborar para a melhoria da sociedade. Acredito que todos que estão aqui sendo premiados são pessoas que já têm um sentimento de que é necessário fazer algo a mais.” 

A servidora e psicóloga Gabrielle Bertol de Oliveira Guilherme, da comarca de Londrina, esteve na cerimônia representando a equipe do projeto 1º Cão de Assistência Judiciária do Brasil, vencedor na categoria Direitos Humanos: “A gente teve outros Tribunais que entraram em contato conosco, porque estão implantando o projeto também, e é uma satisfação participar de tudo isso. Para nós que estamos lá no interior, vir e saber que estamos sendo olhados é gratificante.” 

Compuseram o dispositivo de autoridades, o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, o supervisor geral do Ateliê de Inovação, desembargador Naor Ribeiro de Macedo Neto, o Corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa, o Corregedor da Justiça, desembargador Roberto Antônio Massaro, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, e o desembargador Marcel Guimaraes Rotoli de Macedo. 

 

Confira as iniciativas premiadas 

MODALIDADE INDIVIDUAL 

Categoria Cooperação Judiciária ou Interinstitucional 

Iniciativa: Imposto Renda – Contribuir é Legal 

Magistrada: dra. Chelida Roberta Soterroni Heitzmann  

Categoria Cooperação Judiciária ou Interinstitucional 

Iniciativa: Convênio Interinstitucional (Poder Judiciário, MP, Defensoria, DEPPEN/PR e Complexo Social) com o escopo de estabelecer diretrizes para o cômputo do tempo de trabalho doméstico para fins de remição da pena. 

Magistrada: dra. Liliane Graciele Breitwisser 

Categoria Direitos Humanos 

Iniciativa: Projeto Maria na Escola: Educar é Prevenir 

Magistrada: dra. Marina Lorena Pasqualotto 

Categoria Aumento da Eficiência 

Iniciativa: Mentoria em Gestão de Secretaria para o Primeiro Grau de Jurisdição 

Servidora: Adriana Cristina de Siqueira Grossi 

MODALIDADE EQUIPE 

Categoria Aumento da Eficiência 

Iniciativa: Supermeta 

Servidores: Adriana Mara Issa, Eufravio Teixeira Junior, Fernanda Daniele Smokanitz, Gustavo Nadolny, Mariangela Mello Ferraz Gomes, Miriam Kimura, Nilzabete de Araújo Gois e Tatiana Paulo Farias. 

Categoria Cooperação Judiciária ou Interinstitucional 

Iniciativa: Projeto Cuidando de Quem Cuida  

Servidores: Daniana Schneider, Sabrina Kuchuruba, Gabriela Gomes Campanini, Neyde Cristina Saucedo Friedrich e Regina Pereira. 

Categoria Cooperação Judiciária ou Interinstitucional 

Iniciativa: Semeando paz nas escolas  

Servidores: Gabrielle Britto de Oliveira e Fabricio Priotto Mussi, Thiago Dari Fernandes Paz, Marli Takaiama, Jose Sergio Leite, Nadielle da Silva Sperotto, Caio Antonio Gevehr Luna Vidal, Isadora de Oliveira Frei, Josiane Perrut Wodzik, Juliano Provin Diehl, Julyana de Lima Goedert, Sandra da Silva Dias. 

Categoria Direitos Humanos 

Iniciativa: 1º Cão de Assistência Judiciária do Brasil 

Servidores: Adelia Akiko Sato, Aline Pedrosa Fioravante, dra. Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, dra. Cláudia Catafesta, Claudia Maria Ferreira, Franceli Aparecida Fernandes, Gabrielle Bertol de Oliveira Guilherme, Henrique Firmino de Andrade, Joara Aparecida dos Santos Adão, Josani Campos da Silva, Karen Kamila Mendes Signori Bruske, Laura Ferreira Lago, Millien Lacerda Malinowski, Muriel Cristiane Melatti, Najara Terezinha Ferreira do Amaral Costa, Sâmia Barros Vieira, Tallita Soares Lopes Fenato, Thalita Canato, Virginia Maria Bernardino, Vivian Beraldo, Vivian Senegalia Morete. 

Categoria Sustentabilidade 

Iniciativa Justa Troca 

Magistradas: dras. Laryssa Angelica Copack Muniz e Heloisa da Silva Krol Milak.