Notícias

TJPR realiza evento em comemoração aos 20 anos do CNJ


TJPR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AOS 20 ANOS DO CNJ

Encontro acontece em Foz do Iguaçu, entre 17 e 19 de abril, e reunirá autoridades judiciárias que apresentarão análises sobre as gestões do CNJ ao longo dos anos 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realiza o evento “Conselho Nacional de Justiça:  Presente, Passado e Futuro”, em Foz do Iguaçu (PR), entre 17 e 19 de abril, em comemoração aos 20 anos da instituição. Será apresentada uma pesquisa histórica sobre os projetos e ações institucionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de uma análise das principais conquistas de cada gestão e da Corregedoria Nacional de Justiça.

Durante o evento, serão exibidos painéis homenageando as gestões dos ministros Nelson Jobim, Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Brito, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Rosa Weber.  Ao final, serão apresentados o painel “CNJ Hoje – Projetos da Presidência”, sobre a atual gestão do ministro Luís Roberto Barroso, também presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e o painel “Futuro do CNJ”, cujo tema será abordado pelo atual vice-presidente do STF, ministro Luiz Edson Fachin.

Lançamento de livros

Na programação também está o lançamento dos livros “Direito, Ação e Jurisdição - Estudos em homenagem à Ministra Rosa Weber” e “O Poder Regulamentar do CNJ”. O presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, irá discursar na abertura e no encerramento do evento destacando a importância do papel do CNJ para o Judiciário brasileiro, assim como para toda a sociedade do país, enfatizando que a atual gestão tem procurado priorizar a eficiência do Poder Judiciário, a defesa dos direitos fundamentais e o desenvolvimento sustentável.

O evento é uma realização da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) e do TJPR, com o apoio do governo do estado do Paraná, do CNJ, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar). Os patrocinadores são a Itaipu Binacional, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg/PR) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Acessa aqui o site do evento “Conselho Nacional de Justiça:  Presente, Passado e Futuro”.

Confira abaixo a programação:

 

17 de abril (quarta-feira)

17h00 – Credenciamento

18h30 – Solenidade de abertura

20h00 – Jantar

 

18 de abril (quinta-feira)

8h30 – Recepção

9h00 – Painel Ministro Nelson Jobim

9h50 – Painel Ministra Ellen Gracie

10h30 – Painel Ministro Gilmar Mendes

11h20 – Painel Ministro Cezar Peluso

12h00 – Almoço | Livre

14h00 – Painel Ministro Ayres Britto

15h00 – Painel Ministro Joaquim Barbosa

16h00 – Painel Ministro Ricardo Lewandowski

17h00 – Painel Ministra Cármen Lúcia

18h00 – Apresentação cultural

19h00 - Jantar

 

19 de abril (sexta-feira)

 

10h00 – Lançamento dos livros: 'Direito, Ação e Jurisdição - Estudos em homenagem à Ministra Rosa Weber' e 'O Poder Regulamentar do CNJ'.

12h00 - Almoço | Livre

14h00 – Painel Ministro Dias Toffoli

14h50 - Projetos da Presidência do TJPR

15h10 – Painel Ministro Luiz Fux

15h50 – Painel Ministra Rosa Weber

16h40 – CNJ HOJE – Projetos da Presidência – Painel Ministro Luís Roberto Barroso

17h00 – Futuro do Conselho Nacional de Justiça – Ministro Edson Fachin

18h00 – Homenagens

18h30 – Encerramento - Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, Presidente do TJPR

19h00 - Jantar

​​​​​​​

Descrição da imagem de capa: Arte gráfica com o escrito "Conselho Nacional de Justiça. Presente, passado e futuro. 17 a 19 de abril de 2024".