Notícias

TJPR recebe servidores do TJAM para uma visita técnica


TJPR RECEBE SERVIDORES DO TJAM PARA UMA VISITA TÉCNICA

TJAM estuda viabilidade de implantação do sistema Projudi

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu nos dias 24 a 26 de julho integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) para uma visita técnica no Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). O objetivo da visita foi avaliar a viabilidade de implantação do sistema de Processo Judicial Digital (Projudi) no 2° grau do TJAM. 

O Projudi 2º grau é uma plataforma eletrônica desenvolvida pelo TJPR, voltada para o trâmite de processos judiciais em segunda instância, complementando o Projudi 1º grau. Essa ferramenta visa agilizar e otimizar a tramitação dos processos que já passaram pela primeira instância e foram objeto de recurso para o 2º grau. Através desse sistema, os usuários têm a possibilidade de acessar os autos, protocolar petições, consultar decisões e movimentações, além de realizar outras atividades relacionadas aos processos judiciais em segunda instância. Além de beneficiar a celeridade processual, o sistema também contribui para a redução do uso de papel, representando uma economia de recursos e proporcionando maior transparência na prestação jurisdicional. 

Atualmente, o TJAM utiliza o sistema Projudi 1º grau em algumas de suas comarcas e busca a adoção do Projudi 2º grau, visando a integração eficiente entre ambas as instâncias. Durante a visita, os servidores do TJAM também tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente de execução do sistema no TJPR, bem como os projetos de Inteligência Artificial em andamento na instituição. 

Os técnicos e analistas do DTIC realizaram apresentações detalhadas sobre o funcionamento do Projudi 2º grau, fornecendo informações sobre a distribuição no 2º grau, ou seja, o ambiente de execução do sistema, sua infraestrutura e recursos aplicados. Os servidores do TJAM conheceram também os projetos de Inteligência artificial do Tribunal, como o robô Larry, um assistente para análise de similaridade que identifica processos semelhantes baseado em suas petições iniciais. 

Estiveram presentes os integrantes do SETIC, o diretor da Divisão de Suporte aos Sistemas Judiciais do Interior, Rodrigo dos Santos Marinho, o diretor da Divisão de Suporte aos Sistemas Judiciais da Capital, Sebastião Fonseca Monteiro Junior e o chefe de Sistemas Judiciais do Interior, Rhedson Francisco Fernandes Esashika.