TRE-PR lança a campanha #SouMésário para as eleições de 2024
TRE-PR LANÇA A CAMPANHA #SOUMÉSÁRIO PARA AS ELEIÇÕES DE 2024
A campanha visa incentivar também jovens e pessoas com deficiência a se inscreverem para trabalhar como mesários
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) lançou a campanha #SouMesário para incentivar a participação de jovens e de pessoas com deficiência (PcD) de forma ativa no processo eleitoral de 2024. As inscrições para mesário voluntário podem ser feitas através de um formulário disponível no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Já pelo aplicativo, o eleitor deve baixá-lo no seu celular e, após o login, clicar na aba “mais opções”, na opção “mesário voluntário” e confirmar a inscrição.
Os mesários voluntários que forem pessoas com deficiência podem incluir a informação no cadastro, o que vai facilitar o atendimento das suas necessidades pela Justiça Eleitoral do Paraná, além de colaborar para um melhor controle estatístico sobre o perfil das pessoas que trabalham nas eleições. O TRE-PR realizou, no dia 19/06, um teste de acessibilidade da urna eletrônica para pessoas com deficiência visual. O teste foi feito com o auxílio do Instituto Paranaense dos Cegos e mostrou as principais atualizações na acessibilidade das urnas para as eleições municipais de 2024.
Sintetizador de voz
A principal mudança em 2024 é que agora pessoas cegas ou de baixa visão serão guiadas pela voz sintetizada “Letícia” na hora da votação. Além de oferecer instruções básicas para dar início ao processo, a ferramenta de sintetização informará o cargo, os números digitados e o nome da candidatura. Outra novidade nas eleições municipais de 2024 são os recursos que permitem aumentar ou diminuir o volume das urnas, assim como acelerar ou reduzir a velocidade da fala. Este recurso já estava presente nas eleições de 2020, mas será a primeira vez que será usado em eleições municipais.
No Paraná, as mesárias e os mesários que trabalharem no dia da eleição têm direito a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A Lei Estadual nº 21.931/2024 garante o desconto de 50% na compra dos ingressos mediante a comprovação de que trabalhou como mesário nos últimos dois anos. Quem se voluntariar também tem como benefícios a dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral, vale refeição no valor de R$ 60,00 em cada turno da eleição, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.
Acesse aqui o formulário para se inscrever como mesário.
Acesse aqui o aplicativo e-Título.
Com informações do TRE-PR.
Descrição da imagem de capa: foto de uma urna eletrônica.