Tribunal adota práticas administrativas visando economia e sustentabilidade
O Tribunal de Justiça, com o intuito de reduzir custos e preservar o meio ambiente, adotou a prática de impressão em frente e verso de todos os documentos, expedientes e materiais produzidos no TJ.
A medida atende a recomendação nº11/2007 do Conselho Nacional de Justiça, que orienta os Tribunais a adotarem políticas visando à sustentabilidade e a conscientização dos servidores e jurisdicionados sobre a necessidade de proteção ao meio ambiente.
Essa determinação foi sugerida pela Comissão do Programa de Gestão Ambiental Sustentável e, após a apreciação do Órgão Especial, resultou na Resolução nº44/2012.
Outra sugestão, originária do Programa, é a utilização da "Ecofonte", que consiste em um estilo de fonte desenvolvida especialmente para economizar tinta nas impressões. Durante a impressão ela faz furos nas letras permitindo poupar 25% de tinta de toner. O Tribunal já disponibilizou essa fonte em todos os computadores.
A coordenadora do Programa de Gestão Ambiental, Adriane Cristina Franceschi, afirmou que a comissão vem propondo práticas administrativas para combater o desperdício e estimular a proteção ao meio ambiente. "Devemos exercer nossa cidadania, promovendo iniciativas sustentáveis para utilizar o menor número possível de recursos, com isso ajudando a economizar dinheiro público", afirmou.