Notícias

Tribunal de Justiça vai investir R$ 300 mil para melhorar a segurança dos magistrados

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto, anunciou nesta sexta-feira (29) investimentos de cera de R$ 300 mil na compra de automóveis blindados e de coletes à prova de balas, para uso de juízes ameaçados por criminosos no Paraná. As iniciativas em estudo para garantir a segurança dos magistrados incluem a criação do Batalhão Judiciário e o monitoramento à distância dos Fóruns. "O fundamental é que o juiz saiba que estão sendo tomadas medidas de segurança e que o Tribunal se preocupa com ele. Temos que prover segurança às autoridades encarregadas de aplicar a lei", afirma.

Nesta semana o presidente conversou com o governador Beto Richa sobre a criação do Batalhão Judiciário. "A criação desse Batalhão, com 550 policiais, seria a solução definitiva para garantir a segurança nos Fóruns. Conversei com o governador, que se mostrou receptivo a incluir a iniciativa no programa Paraná Seguro", diz Kfouri Neto. Segundo ele, chegou a haver no Paraná 30 casos de ameaças a juízes. "Hoje temos seis casos, que estão sendo devidamente monitorados. Não há juiz no Paraná com escolta, pois nem um deles pediu", explicou o presidente.

O uso do registro de preços da Polícia Militar vai agilizar a compra de coletes à prova de balas, que deve ser feita neste mês de agosto. O registro de preços é uma modalidade de concorrência usada pela administração pública em que o fornecedor se compromete a entregar mercadorias a um preço pré-definido. Serão comprados 12 coletes - seis masculinos e seis femininos.