Departamento de Auditoria Interna do TJPR lança Relatório Gerencial 2021-2022


DEPARTAMENTO DE AUDITORIA INTERNA DO TJPR LANÇA RELATÓRIO GERENCIAL 2021-2022

Documento apresenta resultados de qualidade alcançados pelo TJPR

O Departamento de Auditoria Interna (Daudi) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) lançou o Relatório Gerencial 2021-2022, que apresenta os principais resultados gerenciais alcançados e incrementos realizados ao longo do biênio 2021-2022.  

O Plano de Auditoria de Longo Prazo (PALP), com vigência para o quadriênio 2022-2025, e o Plano Anual de Auditoria (PAA) foram criados pelo Daudi com o objetivo de definir, orientar e planejar as ações de auditoria em cada tribunal ou conselho. Além disso, esses planos avaliam a gestão de recursos públicos, verificam a aplicação das normas vigentes e diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Órgãos de Controle Externo, entre outras ações. 

O relatório reúne resultados das auditorias, das avaliações, dos monitoramentos e da consultoria durante a atual gestão. Nesse período, foram realizadas 9 auditorias, 7 monitoramentos, 124 recomendações monitoradas, 73 achados, 121 recomendações expedidas e 100% das atividades previstas nos planos anuais de auditoria foram concluídas, nas 16 áreas envolvidas. 

O Daudi também foi responsável por ingressar o TJPR na Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, que busca aprimorar a efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. Essa parceria, celebrada pelo Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica, tem vistas à articulação de ações de fiscalização, combate à corrupção, controle social e para interação das redes nos âmbitos estadual e federal. Além disso, o Daudi atuou como facilitador na adesão do Tribunal de Justiça ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). 

O relatório ainda poderá ser utilizado pela nova cúpula diretiva referente ao biênio 2023/2024, pois permite uma visão sistêmica da estrutura e organização do setor, bem como a abrangência da sua atuação diante das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos. 

O Daudi atua na Terceira Linha, razão pela qual é responsável por avaliar a Primeira e a Segunda Linha no que tange à eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles internos, mediante a prestação de serviços de avaliação e consultoria, com base nos pressupostos de autonomia técnica e de objetividade. 

Acesse o Relatório Gerencial 2021-2022 e conheça todo o trabalho completo realizado pelo departamento!