Projudi atinge a marca de 5 milhões de processos cadastrados no TJPR

O TJPR iniciou o Sistema Projudi em maio de 2007 com a sua implantação no Juizado Especial Cível de Campo Largo, Região Metropolitana da Capital. Com o tempo, e grande esforço de todos os envolvidos na evolução do sistema, inúmeras modificações e melhorias foram realizadas no código-fonte do sistema visando a criação de novas competências e funcionalidades, melhorando a utilização e contribuindo para a implantação gradativa do sistema nas Comarcas.

Assim, em 26 de junho de 2012 o sistema atingiu a marca de um milhão de processos cadastrados. Em fevereiro de 2013 passou a um milhão e meio e agora, em apenas dois anos, mais do que triplicou esse número: chegou a marca de cinco milhões de processos cadastrados e dois milhões de processos eletrônicos ativos nas 161 comarcas do Estado, distribuídos entre as 3.204 competências ativas no sistema.

Atualmente atende 52.682 usuários, em diversos perfis de secretaria, magistrados, promotores de justiça, assessores, distribuidores, contadores, partidores, peritos, e 73.193 usuários nos perfis de advogados, procuradores federais, estaduais e municipais e defensores públicos.

O sistema Projudi do Estado do Paraná em 1º Grau, atende, atualmente, as matérias relativas aos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e Fazenda Pública, Varas de Família, Cíveis, Fazenda Pública, Competências Delegadas, Precatórias Cíveis, Execuções Fiscais Estaduais e Municipais, Falências e Recuperação Judicial, Núcleos de Conciliação do TJPR, Infância e Juventude – Seção Cível e Infracional, Acidentes do Trabalho, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial, Criminais, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Auditoria Militar Cível e Criminal, Tribunal do Júri, Execuções Penais, Corregedoria dos Presídios e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, implantadas em anos anteriores e disponíveis para todas as comarcas do Estado do Paraná. Em 22 de outubro de 2014, ocorreu a conclusão da implantação da competência do Plantão Judiciário em todas as comarcas do Estado do Paraná.

Em relação ao 2º Grau, foram implementadas as estruturas para envio de autos dos Juizados Especiais para as Turmas Recursais e das Varas de Família e Infância e Juventude para a 11ª e 12ª Câmaras Cíveis.

Com o sistema Projudi, o ajuizamento de ações foi facilitado e o volume de atendimentos de balcão em cartório foi reduzido, com a possibilidade de inserção de documentos assinados eletronicamente, utilizando o certificado digital, criados interna ou externamente, para a realização de atos. As tarefas internas foram agilizadas, obtendo-se segurança e produtividade maior dos servidores/funcionários das unidades judiciais. Todas as rotinas e funcionalidades, além daquelas não descritas, geram transparência, celeridade e economia processual.