Projeto na rede pública de ensino falou sobre igualdade de gênero e violência doméstica contra a mulher  

TJPR apresenta ferramenta de Inteligência Artificial Generativa à Suprema Corte do México


TJPR APRESENTA FERRAMENTA DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA À SUPREMA CORTE DO MÉXICO

Ferramenta JurisprudênciaGPT utiliza comando de linguagem natural para fornecer dados sobre jurisprudência a magistrados e servidores 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou na segunda-feira (15/04) uma apresentação técnica da ferramenta JurisprudênciaGPT para a equipe de tecnologia da Suprema Corte de Justiça da Nação do México (Suprema Corte de Justicia de la Nación). A tecnologia de Inteligência Artificial Generativa foi desenvolvida pela corte paranaense e utiliza comando de linguagem natural para entregar dados sobre jurisprudência a magistrados e servidores.  

O novo recurso técnico despertou o interesse em tribunais nacionais e internacionais. “Essa procura reflete o pioneirismo no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná em tecnologia e inovação. É uma solução que procura reduzir o tempo de tramitação de processos e facilitar o acesso ao vasto conhecimento produzido no TJPR”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TJPR, Rafael Coninck Teigão, responsável pela apresentação técnica, juntamente com o coordenador do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Leonardo de Andrade Ferraz Fogaça. 

Durante o evento, realizado remotamente, foram destacados a estrutura do TJPR, demonstrada através de dados, e os procedimentos adotados pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI) e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) para elaborar soluções em conjunto com a empresa Microsoft. 

Inovação 

O TJPR, lida com um volume de mais de 4,9 milhões de documentos de jurisprudência eencontrou na inteligência artificial uma solução para otimizar o acesso e a utilização dessas informações. A nova ferramenta acelera o processo de pesquisa e oferece respostas confiáveis, garantindo a privacidade e a segurança dos dados consultados. Este avanço é parte de uma série de iniciativas do Tribunal para melhorar a produtividade e a eficiência da prestação jurisdicional através da tecnologia, colocando o Tribunal como um líder em inovação tecnológica no cenário jurídico nacional. 

Representando a Suprema Corte do México, participaram do evento o diretor de TI, Guillermo Fernández Martínez, e a diretora de Arquitetura Tecnológica, Patricia Cobilt Catana, além de outros membros das equipes de tecnologia e inovação locais. 

Descrição da imagem de capa: Imagem contrapõe um homem, à esquerda, usando prancheta e caneta, com outro à direita portando um tablet. Projetado sobre eles, estão ícones gráficos que aludem à teconologia da informação e à inteligência artificial.