Notícias

Cejusc Pré-processual de Londrina realiza mutirão de casos de família


CEJUSC PRÉ-PROCESSUAL DE LONDRINA REALIZA MUTIRÃO DE CASOS DE FAMÍLIA

Pauta concentrada foi a primeira realizada pelo centro e alcançou índice de acordo superior a 65%

Por meio de uma parceria com a Faculdade Unifil, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Londrina realizou em 29 de junho um mutirão de conciliação pré-processual. Com o auxílio de servidores, professores e alunos de graduação, a pauta concentrada atendeu cerca de 50 pessoas que trouxeram casos de família ainda não judicializados.

Atuaram nas audiências os conciliadores do CEJUSC, acompanhados por alunos, que participaram como observadores. Ao final do evento, mais de 60% dos casos foram finalizados com acordo entre as partes, o que, além de resolver os problemas apresentados, ainda evitou a abertura de novos processos e encaminhamentos ao Judiciário.

Para a Juíza Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha, Coordenadora do CEJUSC PRÉ de Londrina, essa primeira experiência realizada pelo Centro foi bastante positiva e alcançou um resultado surpreendente. “A realização do primeiro mutirão pré-processual em Londrina foi extremamente gratificante, trazendo benefícios inestimáveis para o Poder Judiciário, para o jurisdicionado, para a faculdade e aos acadêmicos de Direito. Para o Poder Judiciário, tivemos o saldo positivo de realizar acordos, que significam ações que deixaram de ingressar na Justiça e abarrotar nossas varas já tão sobrecarregadas. O jurisdicionado teve a apreciação e a resolução de suas pretensões de forma célere, consensual, sem necessidade de ajuizamento de ação e pagamento de custas. Os acadêmicos de direito vivenciaram experiência nos ramos da advocacia, prática cartorária e técnicas de autocomposição de litígios. E, finalmente, para a Faculdade foi enriquecedor por albergar um núcleo de prática jurídica que funcionou como uma verdadeira corte judicial”, destacou a magistrada.

Texto: 2ª Vice-Presidência.