Notícias

Desembargador aposentado Dimas Ortêncio de Melo recebe menção honrosa


DESEMBARGADOR APOSENTADO DIMAS ORTÊNCIO DE MELO RECEBE MENÇÃO HONROSA

Homenagem celebra aniversário de 80 anos e carreira no Judiciário paranaense 

No dia 26 de março, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou uma cerimônia para a entrega de uma menção honrosa ao desembargador aposentado Dimas Ortêncio de Melo. A homenagem foi proposta pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em razão do seu aniversário de 80 anos e pelos serviços prestados à sociedade paranaense durante a sua carreira na magistratura.  

“Essa iniciativa é um estímulo para continuar preservando o compromisso com a justiça e os valores democráticos que fundamentam a nossa sociedade. A presença de todos aqui enche o meu coração de gratidão. São vocês, minha família, meus amigos e queridos colegas que tornaram os meus dias especiais e significativos”, afirmou o desembargador homenageado.

Em seu discurso, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ressaltou as qualidades do magistrado e o parabenizou pela homenagem. “Esta homenagem que hoje prestamos ao desembargador Dimas Ortêncio de Melo se inscreve na comemoração dos 300 anos da Justiça Togada na terra das araucárias e nos 132 anos de existência do Tribunal de Justiça do Paraná. Ela rende tributo a um de nossos maiores juízes. Juiz que vestiu a toga e dela fez história”, declarou o presidente.

O deputado estadual Kobra Repórter também ressaltou a relevante atuação do desembargador Dimas para a sociedade paranaense. “É um prazer estar aqui hoje trazendo essa homenagem para o Dimas, que realmente fez a diferença enquanto atuou como desembargador, mas também nas comarcas por onde passou pelo estado. Esta homenagem representa um pouco da nossa gratidão por tudo aquilo que o senhor representa para nós”, afirmou o parlamentar.

Emocionada, a filha do homenageado, Isabele Caroline Melo Salvaro, prestou homenagem em nome da família. “Hoje estamos juntos aqui para comemorar a sua vida. Você merece tudo isso e muito mais. Lembre-se sempre de que temos muito orgulho do que você se tornou ao longo da vida, sendo sempre a nossa maior referência”, disse Isabele.

História

Dimas Ortêncio de Melo, filho de Erasmo Camargo de Melo e de Ernestina Tomaz de Melo, nasceu no dia 25 de março de 1944, em Irati (PR). Formou-se pela Faculdade de Direito de Maringá, na turma de 1970.

Após concurso público, foi nomeado juiz adjunto na comarca de Umuarama em 1º de setembro de 1977. Aprovado em novo concurso, em 11 de janeiro de 1979 foi nomeado juiz de Direito e atuou nas comarcas de Barracão, Alto Piquiri, Paraíso do Norte, Campo Mourão e Londrina.

Em 12 de abril de 2002, Dimas Ortêncio de Melo foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Como juiz eleitoral, coordenou quatro eleições. Também foi coordenador da Escola da Magistratura do Paraná.

O desembargador Dimas se aposentou no dia 28 de fevereiro de 2014.

 

Imagem de capa: foto do desembargador homenageado ao lado do presidente do TJPR e do deputado estadual Kobra repórter.