Notícias

Desembargador despede-se do TJPR com homenagens


DESEMBARGADOR DESPEDE-SE DO TJPR COM HOMENAGENS

Des. Renato Braga Bettega participou de suas últimas sessões no final de outubro

Nas últimas sessões como magistrado do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o desembargador Renato Braga Bettega foi homenageado pelos colegas do TJPR e convidados. O magistrado que se aposentou compulsoriamente, deixa um importante legado ao judiciário paranaense.  

As homenagens iniciaram no último dia 30/10, durante sessão do Tribunal Pleno. A abertura contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano; do Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, representando o governador do estado; do procurador-geral de justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; da presidente da OAB/PR, Marilena Winter, entre outras autoridades. As homenagens tiveram início com o presidente da ALEP Ademar Traiano: “Venho aqui em nome do poder legislativo para externar também o nosso abraço ao nosso eminente desembargador Bettega. Tenho certeza de que este plenário vai sentir a sua ausência não apenas pela sua capacidade de arregimentar forças e amizades, mas também pelo seu capital jurídico de conhecimento que alicerça muito bem as decisões desta casa”.  

Logo após, Gilberto Giacoia, procurador-geral de justiça do Paraná, cumprimentou a todos agradecendo o convite: “É uma honra estar aqui nesta abertura da sessão plena para homenagear um grande homem, um grande presidente que tanto honrou sua toga. Des. Bettega representa um ícone da justiça, o que há de melhor da prestação jurisdicional neste país” afirmou o procurador.  O Secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, representando o governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior, disse que as instituições são fortes quando as pessoas que a compõem também são fortes: “Hoje estamos aqui para homenagear um pilar da nossa magistratura. Embora sua presença diária possa nos fazer falta, seu legado permanecerá conosco inspirando futuras gerações”.   

Marilena Winter, presidente da OAB/PR, destacou a atuação do magistrado como presidente do TJPR em 2017, quando determinou o uso do sistema Projudi no 2º grau de jurisdição: “Esta medida atendeu um anseio antigo da advocacia, que não via sentido no processo começar pelo meio eletrônico e depois ser convertido em processo físico. Esta unificação do sistema, além de possibilitar uma economia de 160 milhões com redução do uso de papel e tinta entre outras despesas, trouxe significativa celeridade aos processos. Mais que um legado, que sua experiência siga sempre a serviço da justiça, ainda que sem as formalidades do cargo, sua missão a serviço do bem comum se estenderá por toda a sua vida”, concluiu a advogada.           

O Presidente do TJPR, Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, finalizou as homenagens relembrando a trajetória do des. Bettega salientando que o magistrado fez do diálogo um meio para remover as pedras do caminho e construir pontes. “A cada nova etapa da vida, vem uma realidade nova, mas deixamos em tudo que fizemos um pouco de nós, e o desembargador Renato Braga Bettega deixou muito de si em tudo o que foi e fez pelo poder judiciário. Com sua história, seu trabalho e seu exemplo, o Des. Bettega deu ao efêmero a dimensão do eterno”, encerrou o presidente.  

O homenageado, desembargador Renato Braga Bettega, agradeceu a todos os presentes e disse que se sente feliz e realizado após os 43 anos de magistratura e que sua realização não é apenas pelo fato de ter ocupado os cargos de vice-presidente e de presidente do Tribunal: “Me sinto realizado por ter exercido a magistratura de forma independente com honestidade de vida, com ciência do ofício que realizamos, com dedicação ao trabalho, trilhando o caminho da legalidade. A independência dos juízes não se confunde jamais com a arrogância dos pretenciosos ou com a ostentação vaidosa dos imaturos. É nesta trilha que eu realmente espero que tenha deixado um legado”, concluiu o magistrado.      

No dia 31/10, o desembargador Bettega fez a abertura de sua última sessão, realizada na 5ª Câmara Cível. Na ocasião o magistrado recebeu mais homenagens do presidente do TJPR, bem como dos colegas de câmara e também de familiares. A comissão de acessibilidade (CPAI) também agradeceu o importante apoio do magistrado, entregando-lhe uma placa de agradecimento.   

“Eu levo comigo também a certeza de que o maior tesouro que adquiri em minha carreira são os amigos que aqui fiz e que estarão sempre comigo. Agradeço a todos os amigos que vieram aqui e que confortam a minha alma. A aposentadoria não é um ponto final na minha vida, mas um começo de uma nova jornada”, despediu-se o magistrado.  

Biografia do Desembargador 

Curitibano, Renato Braga Bettega é graduado em Direito pela Universidade Católica do Paraná, bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia, e é mestre em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Ingressou na magistratura em 1980 atuando como juiz substituto nas comarcas de Paranaguá e Capanema e, dois anos depois, concursado como juiz de direito, exerceu a função nas comarcas de Formosa do Oeste, Reserva, Rio Negro, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Curitiba. Em 2007, foi promovido a desembargador do TJPR sendo 1º vice-presidente de 2015 a 2016 e eleito a presidência do TJPR para o biênio 2017/2018. Em 2014, Bettega recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em reconhecimento a sua competência na defesa da aplicação das leis vigentes na República Federativa do Brasil.