Notícias

Desembargadores Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e Jorge Wagih Massad são homenageados pelo TJPR


DESEMBARGADORES MARIA JOSÉ DE TOLEDO MARCONDES TEIXEIRA E JORGE WAGIH MASSAD SÃO HOMENAGEADOS PELO TJPR

Magistrados participaram pela última vez da sessão da 5ª Câmara Criminal antes da aposentadoria

Os desembargadores Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e Jorge Wagih Massad participaram na quinta-feira (07/03) da última sessão deles na 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e receberam homenagens pelas suas aposentadorias. 

A sessão contou com a presença de diversas autoridades, magistrados e servidores da Corte, além de amigos e familiares dos homenageados. “São duas pessoas que orgulham, dignificam e elevam o bom nome da magistratura paranaense. Fizeram da profissão uma razão de vida, deram tudo de si em prol do Poder Judiciário. São dois colegas exemplares, e é uma honra poder prestar-lhes essa merecida homenagem”, exaltou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.  

“Não conviver semanalmente com dois irmãos de toga não será uma tarefa fácil para mim. São dois amigos que, lamentavelmente, se despedem. Quero desejar que essa nova etapa seja muito abençoada”, disse o presidente da 5ª Câmara Criminal, des. Wellington Emanuel Coimbra de Moura. “Exerceram a judicatura com imparcialidade, retidão e, acima de tudo, honestidade. Qualidades estas, aliadas à coragem, que possibilitaram completar as respectivas missões com pleno êxito. Tenham a certeza de que muito dignificaram suas togas. Vossas Excelências hoje se despedem, mas suas boas marcas e exemplos ficarão para sempre gravados em nossos corações, nos corredores e salas deste Tribunal de Justiça”, declarou o decano da 5ª Câmara Criminal, des. Marcus Vinicius de Lacerda Costa, que atuou com os homenageados por mais de 20 anos. 
 
O procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, também marcou presença na sessão. “É uma dupla de exemplares magistrados. Singelamente, o Ministério Público do Paraná rende sua mais efusiva homenagem a Maria José e Jorge Massad. O Judiciário paranaense não se despede, mas apenas se distancia da presença física dos dois, pois continuarão aqui suas histórias gloriosas a compor capítulos de honra da história do Judiciário do Paraná”, elogiou. 
 
Os desembargadores homenageados agradeceram a presença de todos na sessão, os elogios recebidos e falaram sobre a carreira construída. “Não senti, mas hoje, perplexa, vejo que o tempo passou. Foram quase 50 anos de magistratura. Sentirei muita falta de todos vocês. Acredito fielmente ter sempre usado a toga no limite da autoridade que por ela me foi conferida. Procurei sempre ser a mais justa possível em minhas decisões. Deixo a magistratura sem qualquer mácula funcional, com a tranquilidade e certeza do dever cumprido e honrada por ter convivido com os desembargadores que compõem este egrégio Tribunal de Justiça”, discursou a desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira. 
 
“Não escondo a tristeza de deixar o convívio fraterno dos amigos e colegas. Sempre procurei serenidade para aceitar as coisas que não podia mudar, coragem para mudar as que podia e sabedoria para distinguir entre elas. Certo é que cargos são temporários e títulos são provisórios. Afinal, nós não somos daqui, nós estamos aqui. Foram 63 anos de serviço público, dos quais 47 dedicados com muito orgulho ao Poder Judiciário do Paraná”, afirmou o desembargador Jorge Wagih Massad. 
 
Biografias 
 
Maria José de Toledo Marcondes Teixeira nasceu em 9 de março de 1949, em São Carlos (PR). Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá na turma de 1971. Em 29 de maio de 1974, foi nomeada juíza substituta, exercendo suas funções na comarca de Arapongas. Após concurso para juiz de Direito, em 29 de julho de 1977, foi nomeada para a comarca de Santa Izabel do Ivaí, judiciando, ainda, nas comarcas de Marialva e Maringá.    

Em 12 de maio de 2000, Maria José foi nomeada juíza do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovida a desembargadora do TJPR. Foi a segunda magistrada de carreira a ser promovida ao cargo de desembargadora. Ela era a magistrada mais antiga em exercício na Corte Paranaense. 
 
Leia mais aqui sobre a história da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira. 

Já Jorge Wagih Massad nasceu no dia 15 de março de 1949, em Curitiba (PR). Formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba na turma de 1972. Aprovado em concurso público para juiz substituto, em 30 de agosto de 1978, foi nomeado para a comarca de Cornélio Procópio. Exerceu a função nas comarcas de São Jerônimo da Serra, Congonhinhas e Curitiba. Após novo concurso, em 28 de setembro de 1979, foi nomeado juiz de Direito da comarca de Sengés, judicando, ainda, nas comarcas de Guaira, Irati e Curitiba.    

Em 26 de maio de 2000, foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 31 de dezembro de 2004, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.  Presidiu a Associação dos Magistrados do Paraná no biênio 2000/01 e foi vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros na gestão 2002/04. 
 
Saiba mais aqui sobre a carreira do desembargador Jorge Wagih Massad. 
 
 
Descrição da imagem de capa: Desembargadores Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e Jorge Wagih Massad juntos na sala de sessão da 5ª Câmara Criminal do TJPR