Notícias

Irajá Prestes Mattar é o primeiro magistrado do país a completar 50 anos de atividade jurisdicional


IRAJÁ PRESTES MATTAR É O PRIMEIRO MAGISTRADO DO PAÍS A COMPLETAR 50 ANOS DE ATIVIDADE JURISDICIONAL

Desembargador recebeu a medalha Excelência Judiciária durante uma cerimônia em que também foram homenageados magistrados e autoridades estaduais

Em reconhecimento à sua dedicação ao Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) concedeu, na quinta-feira (10/12), a medalha Excelência Judiciária ao Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar, que tomou posse em 1970 como Juiz Substituto e se tornou o primeiro magistrado brasileiro a completar 50 anos de atuação na carreira.

Apesar da restrição de público, a cerimônia realizada no Auditório Pleno foi transmitida ao vivo pelo canal do TJPR no YouTube e contou com a participação remota dos Desembargadores, que foram homenageados com a medalha Destaque Judiciário. Durante o evento, autoridades estaduais também receberam a medalha Distinção Judiciária, em razão de suas contribuições para o aprimoramento da Justiça estadual do Paraná.

Iniciativas

Por videoconferência, a Desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes falou em nome do Tribunal de Justiça e fez referência a iniciativas implementadas pela atual gestão, como o teletrabalho. Ela registrou o fato de que o Judiciário paranaense continuou com a produtividade elevada no período de pandemia, com a adoção de audiências e sessões virtuais, tendo conquistado o Prêmio CNJ de Qualidade na Categoria Ouro.

Em sua fala, o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, destacou as ações conjuntas e a colaboração entre os Poderes. Neste ano, o Tribunal de Justiça repassou mais de 100 milhões de reais ao Fundo Estadual de Saúde para o enfrentamento da pandemia. Ele também fez referência a iniciativas como a cooperação para a realização de exames gratuitos de DNA e para o reconhecimento de firma em cartórios por meio de biometria. “Mesmo que de forma antecipada, eu agradeço a parceria e o apoio que recebemos do Poder Judiciário”, afirmou.

Meio século dedicado ao Judiciário paranaense

No mesmo dia em que foi realizado o evento (10 de dezembro de 2020), o Desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar completou 50 anos de atuação na magistratura. Ele é o primeiro magistrado do país a exercer a atividade jurisdicional por tanto tempo. Em sua fala, fez referência ao famoso discurso “Oração aos Moços”, escrito por Rui Barbosa, que foi paraninfo da turma de 1920 da Faculdade de Direito de São Paulo. Ele afirmou que em sua carreira sempre procurou seguir os conselhos do “Águia de Haia”, contribuindo para a aplicação célere e eficaz da Justiça.

Formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1968, o Desembargador Irajá Prestes Mattar iniciou a carreira como Juiz Substituto em 1970 na Comarca de Londrina, após aprovação em concurso. Em 1977, foi nomeado para o cargo de Juiz de Direito da Comarca de Carlópolis. Judicou também nas Comarcas de Jaguariaíva, Francisco Beltrão, Maringá e Curitiba. Em 22 de março de 1996 foi nomeado Juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 6 de dezembro de 2004 foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Também foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral e presidiu o órgão em 2011, tendo sido responsável pela implantação do cadastro biométrico de 1,3 milhão de eleitores de Curitiba, o primeiro em uma capital brasileira.

Reconhecimento

O Presidente do TJPR afirmou que começou a trabalhar com o Desembargador homenageado em 1989, pouco tempo depois de ter sido aprovado no concurso para Promotor de Justiça. Na ocasião, ele tinha sido convocado pelo Procurador-Geral de Justiça para atuar na 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, sob titularidade do então Juiz Irajá Prestes Matttar. “Eu estava iniciando minha carreira e ele já estava com 19 anos de magistratura. (...) Fiquei preocupado, mas ali apareceu um amigo em minha vida, um anjo, que me estendeu a mão e me deixou à vontade”, lembrou.

Emocionado, o chefe do Poder Judiciário expressou sua gratidão ao Desembargador Irajá “por tudo o que representou na minha vida, no meu início de carreira. Eu quero agradecê-lo e quero também parabenizá-lo; 50 anos de exercício da magistratura não é para qualquer um. (...) Essa marca dificilmente será alcançada por um magistrado brasileiro”.

Homenageados com a medalha Distinção Judiciária

  • Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior;
  • Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Ademar Traiano, (representado na cerimônia pelo chefe da Casa Civil, Deputado Guto Silva);
  • Vice-Governador do Estado e Presidente da Fecomércio, Darci Piana;
  • Prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo;
  • Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Tito Campos de Paula;
  • Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Giacoia;
  • Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Conselheiro Nestor Baptista (representado na cerimônia pelo Conselheiro Ivan Lelis Bonilha);
  • Conselheira Maria Tereza Uille Gomes, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
  • Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), Juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto.