Justiça no Bairro promove casamento coletivo para 324 casais em Curitiba

JUSTIÇA NO BAIRRO PROMOVE CASAMENTO COLETIVO PARA 324 CASAIS EM CURITIBA
A celebração faz parte da semana do aniversário de 324 anos da capital Paranaense
Nesta sexta-feira (31/3), o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), por meio do programa Justiça no Bairro, em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac e a Prefeitura de Curitiba, realizou na Rua da Cidadania do Carmo, mais uma edição do casamento coletivo. A cerimônia contou com 324 casais de todas as idades e foi presidida pela Desembargadora Joeci Machado Camargo.
Logo no começo do evento a Desembargadora destacou a importância da Rua da Cidadania do Carmo para o programa Justiça no Bairro: “O segundo evento da história do programa foi realizado nesta rua, foi aqui que eu aprendi a amar e respeitar. Bastava avisar que teria o Justiça no Bairro aqui, que toda a região estava presente”.
O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, presentou a todos os casais com um livro da história dos 324 anos da cidade e retratou o local como um imenso Fórum da Cidadania para os casais, comentando a importância da união civil: “Que o documento que vocês assinaram diante da Desembargadora seja o penhor de uma família forte, feliz, animada, do jeito que Curitiba gosta”.
Além da figura da coordenadora do programa, o Tribunal de Justiça esteve representado pelo 1º Vice-Presidente, Desembargador Arquelau Araújo Ribas, que ressaltou o comprometimento da Desembargadora Joeci com todo o Judiciário: “São mais de 14 anos nesse projeto, e a Desembargadora não se afasta da sua função jurisdicional, ela continua com o mesmo serviço que ela tem e ainda está presente sempre nesse projeto”.
324 casais e 324 anos de Curitiba
A celebração foi realizada durante a semana de aniversário de Curitiba, que completou 324 anos de história, e ao todo foram 324 casais que comemoraram sua união. A cidade também ganhou um presente: o ginásio poliesportivo onde aconteceu o casamento coletivo teve o piso completamente substituído por um concreto de maior durabilidade e nivelado, trazendo assim mais segurança para a prática das atividades no local.
Momento único para os casais
O casamento coletivo é uma oportunidade para os casais oficializarem sua união e para muitos é um momento único, como é o caso da Adrieli, de 25 anos, que, além da felicidade de se casar, também havia descoberto que estava grávida há pouco tempo: “É um momento único, a gente não vai mais passar por isso, é a única vez. Minha próxima alegria agora será quando nascer o meu bebê”.
Agradecimento aos Registradores
As uniões foram oficializadas por cartórios parceiros e testemunhadas por servidores municipais e voluntários que auxiliaram na cerimônia. Em forma de agradecimento, o 1º Vice-Presidente do TJ-PR pediu uma salva de palmas aos registradores que de forma voluntária levam um acesso mais fácil do povo ao casamento.
Cronograma 2017
Confira as datas e cidades em que serão realizados os casamentos coletivos em 2017:
- ABRIL
08 – Cornélio Procópio
Local: Ginásio de Esportes XV de Fevereiro “Quinzão” – Av. Mal. Floriano Peixoto, s/nº - 19h)
- MAIO
06 – Telêmaco Borba/Imbaú
26 e 27 – Ibiporã – Paróquia Nossa Senhora da Paz
- JUNHO
10 – Londrina/Cambé
01 – Marechal Cândido Rondon/Sta. Helena
- JULHO
29 – São Jerônimo da Serra
- AGOSTO
05 – Prudentópolis
25 – Mandaguari
26 – Sarandi
- SETEMBRO
23 – Cianorte
- OUTUBRO
07 – Maringá
- NOVEMBRO
11 – Apucarana/Rolândia