Notícias

Magistrados participam do Curso de Formação Inicial da Enfam


MAGISTRADOS PARTICIPAM DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DA ENFAM

O curso iniciou nesta segunda e segue até sexta-feira

Na manhã desta segunda-feira (26/11) começou no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) o Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Participam do evento 14 magistrados que foram empossados em agosto deste ano.

Confira mais fotos no FLICKR do TJPR.

A abertura do encontro foi realizada pelo Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), Desembargador José Laurindo de Souza Netto, que destacou a importância dessas atividades para os Juízes recém empossados. “Essa necessidade de consolidação de entendimentos é de extrema relevância, e está é uma das missões da ENFAM. São selecionados temas de interesse da magistratura para facilitar e auxiliar a atuação dos recém empossados. Ressalto a experiência da Escola Francesa, que é exemplo nos cursos de formação, que vem aplicando esses ensinamentos há décadas e se consolidou como uma das melhores neste quesito.”

Na oportunidade, ao apresentar o Desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, disse que participaram juntos de um curso de formação de formadores na França em 1996. “Cabe aqui destacar que essa experiência adquirida nos faz acreditar e vem consolidar o trabalho desenvolvido nas Escolas, que tem como principal função auxiliar a magistratura no desempenho de suas atribuições”, afirmou o Desembargador José Laurindo.

O Desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, primeiramente, agradeceu ao TJPR e à EMAP pelo emprenho e dedicação na organização e estruturação para a realização do curso. Salientou que, quando ingressou na magistratura, não havia essa preocupação em formar o magistrado. “Fazíamos o concurso e não tínhamos o preparo para a atividade judicante. Éramos jovens e sem muita experiência de vida. Então, é importante que haja antes do início da atividade o curso de formação. Nos espelhamos na Escola Francesa para elaborar esses encontros e trazer temas práticos para o debate.”

Programação

O primeiro tópico do encontro foi uma discussão sobre “O Juiz Contemporâneo”. Essa dinâmica contou a participação do Desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey e do Juiz de Direito Carl Olav Smith, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

No período da tarde será destacado o tema “Ética e Humanismo”. Para falar sobre esse assunto foram convidados os magistrados Mônica Elias de Lucca, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); Ana Rita de Figueiredo Nery, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP); e Marcelo Pizolati, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Confira a programação completa do curso que segue até sexta-feira (30/11).

Participação

Além do Diretor-Geral da EMAP e dos palestrantes, estavam presentes também o Desembargador Roberto Portugal Bacellar e os colaboradores da Enfam, Ana Paula Nóbrega e Marizete Oliveira.