Notícias

Marco Antonio Antoniassi toma posse como novo Desembargador do TJPR


MARCO ANTONIO ANTONIASSI TOMA POSSE COMO NOVO DESEMBARGADOR DO TJPR

Juiz de carreira, ingressou na magistratura em 1990

O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Renato Braga Bettega, deu posse nesta terça-feira (29/5) ao novo Desembargador do órgão Marco Antonio Antoniassi. A solenidade ocorreu na sala de atos da Presidência e reuniu familiares, convidados, autoridades, magistrados, advogados e servidores do TJPR.

Confira mais fotos do evento no Flickr do TJPR.

Após receber a nova toga de seus pais e filhos, o Magistrado ouviu o colega Desembargador Espedito Reis do Amaral, que o conhece há muitos anos, relembrar a época de faculdade, em que Antoniassi, ainda cursando Direito, buscou estágio no escritório em que atuava. “O Marco ingressou no escritório e, logo após formado, assumiu como sócio. Eu ingressei na magistratura. O Marco ficou com o escritório, mas também por pouco tempo, apenas até o concurso seguinte.”

Os laços seguiram da advocacia para a magistratura. Trabalharam juntos na Comarca de Laranjeiras do Sul; na capital, dividiram responsabilidades quando atuavam na 2ª Vara Cível. “São tantas memórias guardadas. Boas histórias, na verdade”, destacou. E ao recordá-las, o Desembargador Espedito enalteceu que dentre as qualidades de Antoniassi estão o preparo, a expertise, o empenho na busca da verdade, o zelo e o devotamento. “Juiz extremamente preparado, expert na condução do processo, rigoroso no cumprimento dos prazos. Juiz integral, na mais lídima expressão da palavra.”

Em seu discurso, o Desembargador Marco Antonio Antoniassi relembrou o início de sua jornada no direito, destacou os aprendizados no decorrer da sua atuação e disse que “a carreira, assim como a vida, não se constrói sozinho e neste caminho tive a felicidade de ter sempre ao meu lado bons colegas e amigos, além dos familiares que me deram apoio, colegas que me mostraram o melhor trajeto.”

Antoniassi ressaltou ainda o trabalho dos magistrados. “É nosso dever e compromisso sincronizar nossos relógios com os da sociedade. Precisamos dignificar o cargo e não dele nos dignificar e a nossa carreira não é um propósito em si mesma.”

O Presidente do TJPR, Renato Braga Bettega, disse estar horando por empossar o primeiro Desembargador durante a sua gestão. “O Tribunal se sente revigorado e engrandecido com a assunção do Antoniassi ao cargo.” O Presidente afirmou ainda que a postura do novo Desembargador é admirável. “O Antoniassi foi meu colega na Vara Cível, é uma pessoa serena, extremamente operoso. Eu sempre admirei sua postura como pessoa e como magistrado.”

Trajetória

Formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, ingressou na carreira como Juiz Substituto em junho de 1990, sendo designado para atuar na Comarca de Assis Chateubriand.

Foi Juiz de Direito nas Comarcas de Palmital, Congonhinhas, Laranjeiras do Sul, Londrina e Curitiba.

Na capital, atuou como Juiz de Direito Substituto na Primeira Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas, na Segunda Vara Cível de Curitiba e por cerca de oito anos foi Juiz Titular da Terceira Vara Cível de Curitiba.

Assumiu como Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau em 2009, tendo atuado nesta função, sobretudo, nas 14ª, 18ª e 15ª Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Paraná.