Notícias

Nos 132 anos do TJPR lembramos as diversas sedes da justiça paranaense


NOS 132 ANOS DO TJPR LEMBRAMOS AS DIVERSAS SEDES DA JUSTIÇA PARANAENSE

Tribunal ocupou diversos prédios na capital Curitiba antes de se instalar no Centro Cívico

Ao longo dos seus 132 anos de existência, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) ocupou várias sedes diferentes em Curitiba antes de se instalar no atual Palácio da Justiça, no Centro Cívico, ao lado da Assembleia Legislativa e próximo da sede do governo do Paraná, o Palácio Iguaçu, e da sede da prefeitura da capital. O projeto de reunir os poderes na mesma região teve início em 1951, quatro anos antes do início da construção de Brasília, a capital federal. O prédio do atual Palácio de Justiça do TJPR foi inaugurado em 1960.

Uma missa na capela ecumênica do tribunal festejou, em 1971, a inauguração do auditório, da biblioteca, do salão de festas e do restaurante. Como o Paraná é um estado sempre em crescimento, assim também o TJPR teve que ser ampliado e, em 2005, foi inaugurado o prédio Anexo, que após a reforma de 2015 passou a ter passagens interligadas ao prédio principal. Um painel do artista plástico paranaense Poty Lazarotto foi instalado no saguão de entrada do Anexo, onde fica também o Museu da Justiça, que conta parte da história do judiciário paranaense através de móveis, objetos, fotografias, pinturas e documentos. “Os objetos que estão expostos só estão ali porque alguém trabalhou com eles, usou aquela caneta ou aquela máquina de escrever, cada um de nós que trabalha aqui vai construindo a história do tribunal”, observou o chefe de Divisão do Museu da Justiça, Ibramar Pinto Socreppa.

Mas antes de ganhar essa sede própria, a justiça paranaense fez uma peregrinação por pelo menos cinco sedes que foram documentadas. A primeira sede, quando o tribunal foi instalado no Paraná, em 1891, foi na Rua Dr. Muricy, antiga Rua da Assembleia, na esquina com a Rua Cândido Lopes ao lado do antigo Teatro São Teodoro, no centro de Curitiba. Em 1895, o tribunal foi deslocado para o prédio onde atualmente funciona a Câmara Municipal de Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco. E ali ficou atuando até 1937, quando se mudou para um palácio na Avenida Marechal Floriano Peixoto, que viria a ser chamado de Casa Rosada.

A última mudança do tribunal antes da instalação no prédio atual foi envolvida em polêmica. Em 1944, o Palácio Garibaldi, que pertencia a uma associação de imigrantes italianos, foi desapropriado por causa da participação da Itália na Segunda Guerra Mundial ao lado dos alemães e japoneses. O prédio desocupado foi solicitado então pelos magistrados paranaenses, que se instalaram ali. Mas, com o fim da guerra, a associação entrou com uma ação judicial pedindo a devolução do imóvel. Os juízes do próprio tribunal, em 1950, deram sentença favorável aos imigrantes e descendentes de italianos restituindo o palácio à associação de imigrantes. Mas só em 1960, quando o Palácio da Justiça ficou pronto, aconteceu a transferência definitiva. Pelo seu valor histórico e arquitetônico, o edifício é tombado pelo Conselho de Patrimônio Histórico. Mas o aumento populacional do estado e o grande volume de processos judiciais impulsiona a cada dia o crescimento do TJPR.