Notícias

Pedra fundamental do novo fórum de Ponta Grossa é lançada


PEDRA FUNDAMENTAL DO NOVO FÓRUM DE PONTA GROSSA É LANÇADA

Novo edifício terá 17 mil metros quadrados de área construída e trará mais eficiência à prestação jurisdicional na região

Na quinta-feira (11/04), foi lançada a pedra fundamental do novo fórum de Ponta Grossa. O edifício terá 17 mil metros quadrados de área construída e trará mais eficiência à prestação jurisdicional na região. O edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção já foi aberto. 
 
A cerimônia de lançamento contou com diversas autoridades. “Queremos ter um fórum compatível com o progresso e o desenvolvimento da cidade. Esta obra é um tributo ao povo de Ponta Grossa por tudo que representam para o estado do Paraná. Teremos muito mais condição de dar acesso à justiça e também teremos uma condição melhor de trabalho para servidoras, servidores, magistradas e magistrados”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 
 
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, destacou o impacto social e econômico do novo fórum na cidade. “O Judiciário faz a diferença na nossa região. O fórum é um espaço para o exercício da cidadania e dos direitos de todos os cidadãos. E imaginem o que vai acontecer nesta área em torno do novo prédio. Será uma ferramenta de desenvolvimento econômico extraordinária, além de trazer muitos benefícios para todos aqueles que vão trabalhar neste prédio e que vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, disse. 
 
O investimento na obra será de pouco mais de R$ 100 milhões. O edifício terá dois blocos com um subsolo, um pavimento térreo, três pavimentos intermediários em um dos blocos interligados e quatro pavimentos intermediários no outro bloco, um pavimento técnico, uma cobertura e uma central de utilidades; além de um estacionamento externo, totalizando uma área construída de 17.061,10 metros quadrados. 
 
“O fórum terá uma estrutura com condição de prestar a todos os cidadãos da nossa comarca uma jurisdição rápida e eficiente”, valorizou a juíza diretora do fórum, Noeli Salete Tavares Reback. 

A Comarca de Ponta Grossa é de entrância final, e conta com 17 varas judiciais, 23 magistrados e cerca de 450 colaboradores. Ela é também sede de Seção Judiciária, conforme o Código de Organização e Divisão Judiciárias (Lei nº 14.277/2003), e atende os serviços distritais de Guaragi, Itaiacóca, Uvaia e Piriquitos.