Programa Justiça se Aprende na Escola inicia a 2ª etapa
O programa de responsabilidade social do TJPR, "Justiça se Aprende na Escola", iniciou hoje (11) sua 2ª etapa, a visitação de estudantes ao Tribunal de Justiça. O programa coordenado pelo 2º vice-presidente, desembargador Ivan Bortoleto, atende à Meta 4/2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - que consiste na implantação de programas de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário -, e tem o objetivo de divulgar noções básicas sobre o funcionamento e a finalidade da Justiça a alunos da rede pública de ensino do estado.
O TJ recebeu na manhã de hoje (11) visita de estudantes da Unidade de Educação Integral Vila Torres. Os alunos visitaram a Sala de Seções, o Museu, o Pleno, entre outros departamentos. Além disso, foram até o Tribunal do Júri, onde conversaram com o desembargador Francisco Pinto Rabello Filho, que explicou sobre as fases na carreira de um magistrado, as competências de um desembargador, o funcionamento do Tribunal e um pouco sobre sua carreira e trajetória.
O desembargador afirmou que o programa é de extraordinária importância para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. "Em uma linguagem adequada essas crianças estão recebendo noções de cidadania e da organização e função dos Poderes. O desembargador Ivan está de parabéns pela iniciativa", ressaltou o magistrado.
Além do desembargador Rabello, a juíza do 11º Juizado Especial de Curitiba, Flavia da Costa Viana, explicou aos estudantes a composição de um Júri, seu funcionamento e o papel do juiz, do promotor, do advogado e dos jurados. "Esse programa é muito importante, por aproximar o Judiciário das crianças. A ideia fundamental é fazer com que eles não tenham distanciamento do Poder Judiciário, e percebam que estamos aqui para cumprir um dever com a sociedade", declarou a juíza que também irá participar da próxima etapa do programa, na qual as crianças coordenadas pelos professores irão montar um Júri simulado.
Os estudantes se mostraram interessados e receptivos aos novos conhecimentos. Uma aluna afirmou "Gostei muito de conhecer o Tribunal, quero vir mais vezes aqui, porque quando eu crescer quero ser juíza", disse.
A etapa de visitação ao TJ vai até o dia 4 de julho. O programa vai contemplar nove escolas e quase 800 alunos. Além da Unidade de Educação Integral Vila Torres, estão participando as seguintes escolas: Escola Municipal Paulo Rogério G. Esmanhoto; Escola Municipal Lapa; Escola Municipal CEI Lauro Esmanhoto; Escola Municipal CEI Olívio Soares Sabóia; Escola Municipal CEI Issa Nacli; Escola Municipal CEI Nair de Macedo; Escola Municipal CEI Antonio Pietruza e Escola Municipal CEI Raoul Wallenberg.