Prova do PSS para analista de sistema será realizada neste domingo (7/11)

PROVA DO PSS PARA ANALISTA DE SISTEMA SERÁ REALIZADA NESTE DOMINGO (7/11)
O exame terá duração de três horas e será disponibilizado das 8h às 11h
A prova objetiva do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de analista de sistema do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) será neste domingo (7/11). O exame foi remarcado depois da anulação da prova em 24 de outubro, em razão de problemas técnicos. A prova terá duração de três horas, e será disponibilizada no Sistema Mestre das 08h às 11h da manhã.
Somente as candidatas e candidatos que constam na relação de inscrições deferidas (Edital nº7) estão aptos a realizar o exame. Foram excluídas automaticamente inscrições sem o devido preenchimento do Formulário de Inscrição, sem a documentação oficial de identificação ou, ainda, quando foi anexado documento em formato que não possibilitava a visualização.
Acesse os editais do processo seletivo.
Realização da prova
De acordo com o Edital Nº 03/2021, a partir das 08h do dia 07 de novembro, a candidata ou candidato poderá acessar a prova no menu “atividades” da Plataforma Mestre. A plataforma on-line dispõe de mecanismos de segurança que poderão ser utilizados durante a realização da prova, como captura de imagens via webcam, reconhecimento facial, detecção de movimentos e travamento de consulta a outros navegadores, abas de navegação ou outros aplicativos.
A contagem do tempo para resolução das questões da prova terá início quando o candidato ou a candidata clicar no ícone “começar agora”. A partir do início da resolução das questões, não será possível interromper a contagem do tempo previsto para duração da prova. Ao responder todas as questões, a candidata ou candidato deverá clicar no ícone “entregar agora!”. Apenas as provas cujos respondentes finalizaram a entrega terão as questões corrigidas.
O candidato ou a candidata deverá ter acesso a um computador ou notebook, com sistema operacional Microsoft Windows 7, ou superior, e aos navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome ou Microsoft Edge atualizados. Também é obrigatório dispor de dispositivo para captura e gravação de imagens em tempo real (webcam) e acesso ininterrupto à internet mediante conexão de dados de pelo menos 1mbps.
O Tribunal não se responsabiliza por eventuais inconformidades decorrentes da utilização de aparato tecnológico diferente do especificado, por problemas de ordem técnica, quedas de conexão e/ou energia durante a realização das provas. As imagens captadas pela webcam são sigilosas e serão utilizadas unicamente pelo TJPR para fins de identificação do candidato ou candidata e verificação de eventual fraude, respeitado o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).
Conteúdos e pontuação
A avaliação consiste em 40 questões objetivas, com cinco alternativas de múltipla escolha cada, sendo apenas uma correta. O conteúdo programático está descrito no Edital Nº 03/2021 - PSS. O valor total é de 100 pontos, sendo que cada questão valerá 2,5 pontos:
a) Língua Portuguesa (5 questões)
b) Raciocínio Lógico e Matemática (10 questões)
d) Legislação (5 questões)
e) Conhecimentos Específicos em desenvolvimento de sistemas (20 questões)
Para a aprovação na prova objetiva, o candidato ou a candidata deverá ter aproveitamento mínimo de 50%, ou seja, no mínimo cinquenta pontos. Com relação às questões de Conhecimentos Específicos em desenvolvimento de sistemas, o candidato ou a candidata deverão ter aproveitamento mínimo de 12 questões, ou seja, 30 pontos.
O gabarito provisório das provas objetivas será divulgado na internet, no site do TJPR, em link específico, no horário e a data estabelecidos em edital próprio. O candidato ou a candidata que desejar interpor recursos contra o gabarito provisório da prova objetiva poderá observar o disposto no item 11 do Edital Nº 03/2021 - PSS.