Notícias

Juizado Especial PUC-Cajuru promove Simpósio de Conciliação e Mediação


JUIZADO ESPECIAL PUC-CAJURU PROMOVE SIMPÓSIO DE CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

O evento foi realizado em parceria com a PUCPR com o intuito de incentivar a cultura da conciliação

O Juizado Especial PUC-Cajuru e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram nesta semana em Curitiba um Simpósio de Conciliação e Mediação. O evento teve como objetivo apresentar aos alunos da instituição, aos conciliadores e aos servidores do Juizado os métodos consensuais de solução de conflitos e os benefícios dessas técnicas nas diversas áreas do Direito.

Na terça-feira (6/11), o professor Egon Bockmann Moreira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), palestrou sobre mediação na Administração Pública. Ele apresentou um apanhado de leis que impõem ao administrador público a busca de soluções consensuais. Destacou que a ideia de que o interesse público impede a mediação nos conflitos envolvendo a Administração Pública está superada, visto que muitas vezes o interesse público é melhor atendido por soluções consensuais.

Já no período da noite foram debatidas as vantagens dos métodos consensuais de solução de conflitos e, também, foi destacado o perfil dos novos operadores do Direito. Participaram dos debates o Desembargador Roberto Portugal Bacellar, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); a Juíza de Direito do Juizado Especial da PUC-Cajuru, Letícia Guimarães; e a supervisora do CEJUSC de 2º Grau do TJPR, Liciane Junia Baltazar.

Na quarta-feira (7/11), o Simpósio contou com a participação da professora Simone Maria Malucelli, da PUCPR, e do Juiz de Direito do Núcleo de Conciliação das Varas de Família de Curitiba, André Carias de Araújo. Eles falaram sobre a importância da conciliação e da mediação nas relações continuadas.

Iniciativa

A magistrada Letícia Guimarães, uma das organizadoras do encontro, disse que o objetivo dessa iniciativa foi demonstrar a necessidade de mudança de pensamento dos operadores do Direito, acostumados ao litígio e à busca de decisões impositivas do Judiciário, as quais muitas vezes se mostram ineficazes para solucionarem efetivamente os conflitos.

Segundo ela, a solução consensual em regra se mostra mais rápida, menos onerosa e ainda permite que os conflitos sejam resolvidos de forma a atender interesses de todas as partes envolvidas.    

Semana Nacional da Conciliação

Além dos trabalhos realizados durante a "Semana Nacional de Conciliação", o Simpósio foi mais uma ação para disseminar a cultura da conciliação e da mediação na capital.