Quer ser estagiário do TJ-PR? Descubra como

Quer ser estagiário do TJ-PR? Descubra como
Qui, 09 fev 2017 19:00:14 +0000
Foto por: IRWL
Atendendo a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 1.° de dezembro de 2016 a contratação de estagiários para o Poder Judiciário do Paraná está sendo feita somente por meio de processo seletivo, convocado por edital público. Para se adequar à recomendação, no ano passado foi editado o Decreto Judiciário n.° 1162/201, que descreve como deve ser feito o procedimento.
Desde então, as unidades judiciais ou administrativas realizam processo seletivo próprio, de acordo com as exigências de cada vaga. Os editais são publicados no site do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), no mínimo, 10 dias antes do término das inscrições.
O candidato a estagiário do Judiciário pode conferir as vagas ofertadas e fazer a inscrição direto no site do TJ-PR, no campo Concursos e Estágios. Ali o candidato encontra as vagas disponíveis separadas por: nível médio, graduação e pós-graduação; cursos e cidade/local onde poderá atuar.
Experiência
Para a estudante do terceiro ano de Direito Isadora Maria de Barros Gonçalves, que foi contratada após passar por essa nova forma de seleção, o processo de escolha deixa todos os candidatos em posição igual na hora de concorrer a uma vaga. “O resultado chega pelo mérito de cada um”, disse a estudante, que é estagiária na Vara Criminal da Comarca de Ribeirão Claro.
Segundo o Desembargador José Mauricio Pinto de Almeida, a contratação de estagiários por processo seletivo torna o ato mais democrático, atende melhor aos princípios constitucionais de imparcialidade e da impessoalidade, além de melhorar a seleção.
O magistrado, que tem uma vaga de estágio aberta em seu gabinete, com inscrições até 9 de fevereiro, disse que o bom resultado da contratação de estagiários por processo seletivo é comprovado, pois ele já aplicava provas aos candidatos antes mesmo da determinação do CNJ. Um bom exemplo disso são dois Juízes que passaram pelo seu gabinete como estagiários antes de serem aprovados no concurso da magistratura.