Notícias

Simpósio comemora os cinco anos da Ouvidoria do Poder Judiciário do Paraná

Legenda

Simpósio comemora os cinco anos da Ouvidoria do Poder Judiciário do Paraná

Sex, 07 out 2016 16:46:39 +0000

Teve início na noite de quinta-feira (6/10), o I Simpósio da Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado do Paraná com o tema “A Ouvidoria hoje.... e o futuro? ”. O Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, fez a abertura do evento.

O Simpósio integra as comemorações dos cinco anos da instalação da Ouvidoria neste Tribunal, homenagens aos ex-Ouvidores do TJPR, celebração do Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Rede de Ouvidorias “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem”, o lançamento do serviço de 0800 200 1003 para atendimento da população, discussões sobre o tema “A Ouvidoria hoje.... e o futuro? ” e exposições com temas contemporâneos que refletem o nível de maturidade alcançado pelas ouvidorias frente a novos desafios.

O Ouvidor-Geral do Poder Judiciário do Paraná, Desembargador Arquelau Araujo Ribas, falou em seu discurso sobre a data comemorativa. “Essa Ouvidoria foi criada oficialmente em 5 de setembro de 2011, completando agora 5 anos de existência, na verdade uma criança ainda, falei que é uma data especial, mais é mais especial ainda essa data, é especialíssima, porque a criação dessa rede de Ouvidorias a “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem” é um tema para ficar registrado na história do Poder Judiciário do Paraná”.   

A “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem” tem como objetivo incentivar o exercício do direito à informação ao cidadão, fortalecer a transparência nas instituições, cumprindo a Lei de Acesso à Informação- LAI.

Foram homenageados os ex-Ouvidores Juiz Antonio Franco Ferreira da Costa Neto, Juiz Alexandre Barbosa Fabiane, Juiz Guilherme Frederico Hernandes Denz e Juíza Vânia Maria da Silva Kramer; ex-servidores, ex-estagiários, servidores e estagiários da Ouvidoria.

A Ouvidora Substituta do TJPR, Desembargadora Lenice Bodstein, agradeceu a todos os servidores e ex-Ouvidores que passaram pela Ouvidoria nestes cinco anos de funcionamento. “Os Ouvidores que nos antecederam não serão esquecidos, suas memórias, seus ensinamentos e seus trabalhos são hoje, muito aproveitados como fonte de conhecimento”, disse a Desembargadora, que encerrou sua fala agradecendo a todos os presentes.

Assinatura -

Na sequência, o Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Rede de Ouvidorias “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem” foi assinado pelo Presidente do TJPR, Desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; pelo Presidente do Colégio dos Ouvidores do Rio Grande do Sul, Desembargador Altair de Lemos Junior; pelo Ouvidor do TJSC, Desembargador Robson Luiz Varella; pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomazi Keppen; pela Ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora, Nair Maria Lunardelli Ramos; pelo Ouvidor do Ministério Público do Paraná, Procurador Antonio Cezar Cioffi de Moura; pelo Defensor Público-Geral do Paraná, Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza; representando o Governo do Paraná, o Controlador-Geral Carlos Eduardo de Moura; representando a Prefeitura de Curitiba o Ouvidor do Município de Curitiba, Clóvis Augusto Veiga Da Costa; representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Márcia Helena Bader Maluf Heisler; representando a Associação dos Magistrados do Paraná, Márcio José Tokars;

O Ouvidor do Conselho Nacional de Justiça – CNJ- Conselheiro Luiz Cláudio Allemand fez palestra.

Participaram ainda do evento o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Renato Braga Bettega; o 2º Vice-Presidente, Desembargador Fernando Wolff Bodziak; o Corregedor Geral De Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o Corregedor Desembargador Robson Marques Cury; o Ouvidor do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul; Desembargador Marcos José de Brito Rodrigues; o Diretor do Fórum da Justiça Eleitoral de Curitiba, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto; a Diretora do Fórum da Justiça Federal do Paraná, Juíza Federal  Gisele Lemke, demais desembargadores, autoridades, servidores e convidados.

Exposições -

Durante essa sexta-feira (7/10), serão feitas exposições. O Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Célio Luiz Pinheiro, deu início às palestras, seguido pela Ouvidora-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos; pelo Presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais e Ouvidor do TJ do Rio Grande do Sul, Desembargador Altair de Lemos Júnior; pelo Controlador Geral do Paraná, Carlos Eduardo de Moura; pela Ouvidora Geral do Rio de Janeiro, Juíza Andréa Maciel Pachá; pelo Ouvidor-Geral do Ministério Público do Paraná, Procurador Antonio Cesar Cioffi de Moura; pelo Juiz do Fórum Eleitoral de Curitiba, Antonio Franco Ferreira da Costa Neto; Ouvidor do Poder Judiciário de Santa Catarina, Desembargador Robson Luz Varella o Ouvidor-Geral do TJPR.

O Desembargador Arquelau Araujo Ribas fez o encerramento do encontro.

Mais fotos no nosso Flickr.