Notícias

TJPR celebra seus 130 anos com revitalização da praça do Palácio da Justiça e inauguração de monumento

Legenda

TJPR CELEBRA SEUS 130 ANOS COM REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DO PALÁCIO DA JUSTIÇA E INAUGURAÇÃO DE MONUMENTO

Evento contou, ainda, com celebração cívica do Dia da Independência e apresentação da Banda da Polícia Militar

Foi realizado, nessa quarta-feira (1/9), na Capital, evento de comemoração aos 130 anos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), completados em agosto. Na ocasião, foi inaugurado o monumento criado em homenagem ao aniversário do Tribunal e prestada uma homenagem ao Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do TJPR

“Eu queria dizer da alegria de nós paranaenses desses 130 anos dessa memória do nosso Tribunal, pelos serviços prestados a toda a nossa gente. Aqui no Paraná estamos dando demonstração a esse país de como se convivem os nossos Poderes aqui no Estado. Essa competência pacífica, esse entendimento constante, isso tem trazido os resultados que todos nós esperamos”, destacou o Vice-Governador do Paraná, Darci Pianna. 

A celebração cívica do Dia da Independência contou com o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Paraná e a execução do Hino Nacional e do Hino da Independência do Brasil pela Banda da Polícia Militar do Paraná, com a participação dos cadetes da Academia Policial Militar do Guatupê, alunos do Colégio da Polícia Militar e do Colégio da Vila Militar. 

Em seguida, o Presidente do TJPR, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, e o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, descerraram o monumento em homenagem aos 130 anos do Poder Judiciário do Paraná. A obra está localizada na praça do Palácio Justiça, revitalizada em parceira com a Prefeitura. A renovação da área tem como objetivo promover um ambiente saudável, que possibilite o convívio e a contemplação da natureza, aproximando o Tribunal da população. Fez parte da revitalização, a inclusão do busto do Desembargador Henrique Chesneau Lenz César, que presidiu o TJPR durante o biênio 1997-1998. 

“A praça do TJPR, agora revitalizada, busca nos fazer lembrar que o mundo e a legislação evoluíram, e os conceitos morais mudaram. Este novo espaço de meditação e de observação da natureza se presta hoje a nos fazer pensar sobre a importância de romper preconceitos, de olhar para o outro com humanidade e de ter esperança no futuro”, declarou o Presidente da Corte paranaense. 

O Prefeito de Curitiba também falou sobre a revitalização da área: “Abrimos essa praça renovada dentro da ideia do pensamento de Miguel de Cervantes de que conservar é a melhor maneira de inovar. Inova o Tribunal de Justiça ao criar uma ágora e uma pérgola para chamar de sua. À sombra das araucárias, ao lado do Tribunal de Justiça do Paraná.” 

Os convidados apreciaram, ainda, a apresentação cultural da Banda da Polícia Militar do Paraná e participaram, no Ateliê de Inovação, do lançamento do livro “Histórias não Contadas – Relatos dos Comandantes-Gerais da PMPR”, de autoria do Capitão Rafael Gomes Sentone, integrante da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça. 

“Justiça nunca se fez tão importante quanto no presente momento histórico do Brasil. A democracia definitivamente não é bipolar, temos que defendê-la intransigentemente e as instituições do Sistema de Justiça estão aqui para não se calarem”, pontuou o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Gilberto Giacoia, em seu discurso. 

  

Presenças 

Participaram da solenidade, entre as outras autoridades, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Tito Campos de Paula; o Chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR), Dr. Cássio Lisandro Telles; o Defensor Público-Geral do Paraná, Dr. Eduardo Ortiz Abraão; o Coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse, da Polícia Militar do Paraná (PMPR) 

Estiveram presentes, pelo TJPR, o 1º Vice-Presidente, Desembargador Luiz Osório Moraes Panza; a 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Joeci Machado Camargo; o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau; o Corregedor da Justiça, Desembargador Espedito Reis do Amaral; o Ouvidor-Geral, Desembargador Celso Jair Mainardi; o Diretor da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR), Desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; a Desembargadora Maria Mercis Gomes Aniceto; entre outros magistrados e servidores. 

Familiares do Desembargador Henrique Chesneau Lenz César também prestigiariam o evento: Silvia Lenz Cesar, Marcos Domakoski, Luiz Alberto Lenz Cesar Filho e Luiz Alberto Honczaryk de Paula Lenz César. 

 

Clique aqui para assistir ao evento

Por Alinne Quadros.