TJPR comemora o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações com diversas ações de fomento à cultura da inovação
TJPR comemora o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações com diversas ações de fomento à cultura da inovação
TJPR COMEMORA O MÊS NACIONAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES COM DIVERSAS AÇÕES DE FOMENTO À CULTURA DA INOVAÇÃO
O objetivo é fomentar a cultura de inovação na instituição
O mês de outubro passou a marcar a comemoração do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A data, instituída pelo Presidente da República no último dia 28 de setembro, por meio do Decreto nº 10.497/2020, deverá ser comemorada todos os anos.
O objetivo da iniciativa é mobilizar a população, especialmente as crianças e jovens, em torno de temas e atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovações, permitindo o debate dos resultados, da relevância e dos impactos das pesquisas científico-tecnológicas na sociedade.
No nosso Tribunal, foram idealizadas diversas iniciativas de comemoração ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações com o objetivo de fomentar a cultura de inovação na instituição.
Nesta semana (de 05 a 09 de outubro) está sendo realizado o 1º Curso de Formação de Laboratoristas do TJPR. O curso, realizado totalmente de maneira virtual, objetiva capacitar os magistrados e servidores que atuarão no Laboratório de Inovação em técnicas e práticas de condução de oficinas de inovação, com destaque para a abordagem do Design Thinking.
A primeira turma conta com magistrados e servidores que integram o Grupo de Trabalho do Programa de Gestão da Inovação do TJPR e representantes de unidades estratégicas da instituição. Objetiva-se, futuramente, criar novas turmas e formar mais magistrados e servidores engajados com a temática da inovação.
Ainda no mês de outubro, serão concluídos os estudos para a elaboração do Programa de Gestão da Inovação, com o objetivo de tornar o pensamento criativo e a inovação cada vez mais presentes no nosso Tribunal.
E vem mais por aí!
Nas próximas semanas teremos o lançamento da Revista Justiça e InovAÇÃO: ideias que transformam, que reúne importantes projetos de várias Comarcas do Estado que promovem a inovação, otimizam a prestação jurisdicional e aproximam ainda mais a população do Judiciário.
Design Thinking
É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, com foco na inovação e no pensamento que vai além da necessidade de criar um produto ou serviço, mas sim criar valor a alguém. Fundamenta-se em 3 pilares: a empatia, a experimentação e a prototipação.
Fonte: Assessoria Especial de Projetos da Presidência.