Notícias

TJPR inaugura novo Fórum em Ivaiporã

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná inaugurou na terça-feira (29/4) mais um Fórum, desta vez na cidade de Ivaiporã. O edifício tem dois pavimentos com área total de 2.654,70 m², localizado em um terreno de 5.000,00 m². Segundo a juíza Diretora do Fórum, Adriana Marques dos Santos, a construção é ampla, confortável moderna e funcional. "Esta nova edificação chega num momento de extrema necessidade e irá beneficiar de forma significativa não apenas aos que nele trabalham, mas, principalmente a população dos cinco municípios que compõem a Comarca (Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Lidianópolis), que hoje ultrapassa os 54 mil habitantes", explicou a doutora Adriana.

A magistrada ressaltou que além de aplicar a Lei de forma justa, sempre se preocupou com melhores condições de trabalho. "Todos sabemos das limitações que cercam uma obra dessa magnitude, especialmente as questões orçamentárias, entretanto, mesmo diante destas limitações o Poder Judiciário do Paraná não mediu esforços para oferecer à população de Ivaiporã, serviços de qualidade, hoje com instalações mais dignas aos jurisdicionados e aos que laboram no Fórum, como os servidores, advogados, promotores e magistrados", complementou a magistrada.

O Presidente do Tribunal ressaltou que a finalidade principal da existência do Poder Judiciário é atender bem à população e para que isso aconteça é necessário que as instalações sejam dignas, confortáveis e acessíveis. "Estamos empenhando todos os esforços para que a Justiça de Primeiro Grau de jurisdição, que é a que está mais próxima da população, esteja preparada para atender todas as demandas da sociedade", ressaltou o Presidente.

De acordo com o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJPR, José Luiz Leite da Silva Filho, o projeto atende a todas as necessidades previstas no Código de Organização e Divisão Judiciárias – Lei nº 14.277 de 30/12/2003, bem como às diretrizes preconizadas pela Resolução nº 114/2010 e pela Recomendação nº 27/2009 do Conselho Nacional de Justiça.

A comarca foi instalada em 30 de agosto de 1962, tendo como primeiro juiz de Direito o desembargador Hildebrando Moro. Também desempenharam suas funções na Comarca os juízes, hoje desembargadores, Dulce Maria Cecconi, 2ª Vice-Presidente do TJPR e os desembargadores José Augusto Gomes Aniceto, Johatan Marcos de Carvalho e Rosana Andriguetto de Carvalho, presentes na solenidade.

Também participaram, além do presidente do TJPR, o 1º Vice-Presidente, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos; o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça, desembargador Lauro Augusto Fabrício de Melo; o Presidente da Comissão Permanente de Obras do TJPR, desembargador Miguel Thomaz Pessoa Filho e o desembargador Antonio Renato Strapasson, que compõe a Comissão; o gestor do Processo de Instalação e Estatização do TJPR, desembargador Francisco Pinto Rabello Filho; os juízes da Comarca, Ernani Scala Marchini e Ivan Buatim; os promotores de Justiça da comarca,  Cleverson Leonardo Tozatte, Rodrigo Braziliano Baptista e Renato Sant'Ana dos Santos; o prefeito do município, Luiz Carlos Gil, demais autoridades, desembargadores, juízes, e servidores.