Notícias

TJPR lança selo comemorativo dos 130 anos e amplia a galeria de quadros de Presidentes

Legenda

TJPR LANÇA SELO COMEMORATIVO DOS 130 ANOS E AMPLIA A GALERIA DE QUADROS DE PRESIDENTES

A cerimônia reuniu magistrados e outras autoridades no prédio anexo ao Palácio da Justiça

Como parte da agenda comemorativa dos 130 anos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), foi inaugurado, nessa terça-feira (10/8), o quadro do Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira na Galeria de Presidentes do Tribunal, situada no prédio anexo ao Palácio da Justiça, em Curitiba. O magistrado foi o 54° presidente do TJPR, na gestão 2019-2020.  

“Eu aprendi com meu pai o poder da gratidão. Agradecer faz bem para quem faz e para quem recebe, deixa todo mundo feliz. Por isso, gostaria de agradecer a todos que ajudaram durante a gestão. Eu costumo dizer ‘nossa gestão’, porque muita gente foi importante”, relatou o Desembargador homenageado. 

O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, enalteceu a passagem do magistrado pela gestão anterior. “É um momento de grande emoção em que homenageamos um de nossos colegas com a entronização de retrato na galeria de Presidentes. Hoje celebramos todas as conquistas, tendo como mote os 130 anos do TJPR e os seus mais de 30 anos de Tribunal, Desembargador Xisto”, afirmou o Presidente. 

Para conferir a biografia do Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, clique aqui

 

Selo comemorativo dos 130 anos 

Na mesma cerimônia, foi apresentado o selo comemorativo dos 130 anos do TJPR, elaborado em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Os selos serão entregues aos 120 Desembargadores e Desembargadoras do Tribunal.  

O selo personalizado apresenta uma arte estilizada composta pelo logo do Tribunal paranaense, o qual foi elaborado a partir dos seguintes elementos: a “espada”, símbolo de força para a manutenção da paz e da Justiça; o “escudo”, que transmite a ideia de segurança e proteção; a “balança”, que representa equilíbrio e ponderação; a “araucária”, símbolo do Paraná; e a sigla “TJ”. O selo possui como fundo a fachada do palácio da Justiça e contém a inscrição “TJPR 130 anos – 1891-2021". 

Uma das peças foi assinada e carimbada pelo Presidente da Corte paranaense e passará a integrar o acervo filatélico dos Correios do Paraná e servirá como fonte de pesquisas e registro deste evento. 

“É com imenso contentamento que estamos reunidos para enaltecer a existência deste Tribunal, que está presente em vitais momentos da história do nosso Estado. Esta solenidade demonstra o grau de importância desta instituição como símbolo paranaense. As peças filatélicas podem ser pequenas em tamanho, mas carregam gigantesco valor. Agora, essa valiosa essa história está registrada em papel para o por vir”, discursou o Superintendente Estadual dos Correios no Paraná, Dr. Paulo Cezer Kremer dos Santos. 

 

Presenças 

Participaram da solenidade, entre outros magistrados, o 1° Vice-Presidente do TJPR, Desembargador Luiz Osório Moraes Panza; o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Luiz Cezar Nicolau; o Ouvidor-Geral, Desembargador Celso Jair Mainardi; o Ouvidor-Substituto, Desembargador Jorge de Oliveira Vargas.  

Também estiveram presentes o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Desembargador Tito Campos de Paula; o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Gilberto Giacoia; o Coordenador-Geral da Escola Superior do Ministério Público do Paraná, Dr. Eduardo Cambi; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná, Dr. Cássio Lisandro Telles; o 1º Vice-Presidente da Associação do Magistrados do Paraná (Amapar), Dr. Jederson Suzin; entre outros. 

 

Por Tarcísio Silveira e Alinne Quadros.