Notícias

TJPR promove debate sobre desenvolvimento sustentável


TJPR PROMOVE DEBATE SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O 7º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável reuniu especialistas em uma ação de capacitação na temática socioambiental.

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou na última quinta-feira (22/6) o 7º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável. O evento online reuniu especialistas e promoveu uma reflexão sobre as questões de sustentabilidade em diferentes vertentes. Os palestrantes trataram de temas como mudanças climáticas, responsabilidade civil ambiental e atuação do poder público na área ambiental. 

Confira aqui como foi a transmissão do Encontro no canal oficial da Ejud-PR no YouTube.  

“Há uma vulnerabilidade no meio ambiente, e pela educação, informação, capacitação de magistrados, servidores e integrantes da comunidade em geral, vamos conseguir ter um uso mais racional dos recursos naturais e, consequentemente, melhor qualidade de vida”, afirmou o desembargador Eduardo Cambi, presidente da Comissão de Gestão Socioambiental (CASA) do TJPR. 

 
“É muito importante colaborar com a formação continuada e com a educação ambiental no sentido genuíno da palavra, ou seja, permitir que tenhamos consciência e, a partir dessa conscientização da relevância do tema, poder adotar medidas concretas em benefício de toda a sociedade”, reforçou o desembargador substituto José Ricardo Alvarez Vianna, que atuou como mediador no evento.  

Durante o Encontro foram listadas algumas ações práticas desenvolvidas pelo TJPR para o desenvolvimento sustentável como a construção da Usina Solar Fotovoltaica, em Campo Mourão; a renovação do credenciamento com cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis; a organização do Rolê Ambiental; a produção de um diagnóstico para proporcionar maior celeridade no julgamento dos processos que envolvem questões ambientais e o desenvolvimento de um programa de formação continuada na área ambiental para magistrado e servidores. 
 
Conheça mais aqui sobre o trabalho da Comissão de Gestão Socioambiental.  

O presidente da Comissão ressaltou que a promoção da sustentabilidade não se limita aos assuntos diretamente relacionados à natureza. “O desenvolvimento sustentável vai muito além das questões ‘verdes’. Diz respeito à nossa responsabilidade enquanto cidadãos. A Constituição Federal, no artigo 225, nos garante o direito a um meio ambiente equilibrado, mas também nos coloca um dever para a presente e para as futuras gerações”, disse o des. Eduardo Cambi. 
 
O 7º Encontro de Gestão Judiciária Sustentável está alinhado com a Resolução nº 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece aos tribunais a necessidade da realização contínua de ações de sensibilização e capacitação na temática socioambiental.