Notícias

TJPR realiza nesta semana o 2º Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher


TJPR REALIZA NESTA SEMANA O 2º FÓRUM PARANAENSE DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

Evento será realizado entre quarta e sexta-feira no Auditório do Pleno do Tribunal

O 2º Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fovid-PR) será realizado entre os próximos dias 31 de maio e 2 de junho no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O evento contará com diversas palestras que serão ministradas no Auditório do Pleno do TJPR. O tema central do fórum em 2023 será: “Medidas protetivas de urgência: efetividade, desafios e controvérsias”. Os painéis também serão transmitidos no canal da Escola Judicial do Paraná no YouTube. Além disso, serão organizadas, na sexta-feira (2/6), visitas à Casa da Mulher Brasileira.  
 
Confira aqui a programação completa do Fovid-PR. 
 
Durante todo o fórum, haverá a arrecadação voluntária de itens de higiene pessoal e íntima, destinados à Campanha em Prol da Saúde da Mulher - 2ª edição/2023. 
 
Dados no Paraná 

No primeiro trimestre de 2023, foram registrados 13339 casos de violência doméstica e 61 feminicídios no Paraná. Há um aumento em relação ao mesmo período de 2022, quando foram contabilizados 12207 casos de violência doméstica e 50 feminicídios. 
 
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) mantém um banco de dados atualizado em sua página no site do TJPR
 
O que é o Fovid? 

O Fovid foi criado para propiciar aos profissionais que atuam no atendimento a casos de violência doméstica e familiar contra a mulher um espaço de reflexão e debate sobre questões de interesse e relevância para o exercício de suas atividades. Desta forma, permite-se o intercâmbio de informações, experiências, boas práticas e a construção de conhecimentos nas áreas relacionadas a essa esfera de atuação, contribuindo, assim, para a qualificação dos atendimentos.  

Nesse sentido, o Fórum visa contemplar o aprimoramento da prestação jurisdicional e do atendimento institucional no contexto específico do Estado do Paraná. Pretende-se promover reflexões e discussões que permitam a elaboração de soluções práticas às demandas constatadas, bem como a produção de material que sirva de referencial teórico e técnico não apenas em âmbito estadual, mas também nacional.