Notícias

TJPR recebe dois prêmios na 4ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial


TJPR RECEBE DOIS PRÊMIOS NA 4ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE INOVAÇÃO JUDICIÁRIO EXPONENCIAL

A premiação reconheceu ações de trabalho nas áreas de inovação e responsabilidade social do TJPR 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participou da 4ª edição do Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial (J.Ex) 2023 realizado pelo “J.Ex Legal”, sistema que promove a inovação e tecnologia nos espaços de Justiça. A participação resultou em dois reconhecimentos: o prêmio na categoria de Inovação Tecnológica, com o Projeto Smart Justice (Justiça Inteligente), e uma menção honrosa ao projeto Cães de Assistência Judiciária – Fórum de Londrina. A premiação, realizada na última terça-feira (21/11), teve a presença da juíza da comarca de Londrina, Cláudia Catafesta, que, na ocasião, representou o TJPR na cerimônia de premiação.  

Para a magistrada, foi uma grande satisfação receber os prêmios em nome do Tribunal. “Foi uma alegria representar o TJPR e o Núcleo de Apoio Especializado (NAE) Londrina no evento, uma equipe que tem sido incansável na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, tendo coragem de inovar e fazer a diferença na vida das pessoas atendidas pelo Poder Judiciário”, disse Catafesta. 

Já o servidor Fernando Demeterco, integrante do Ateliê de Inovação, um dos idealizadores do Smart Justice do TJPR, destacou a importância do TJPR receber esse reconhecimento: “Estamos entre os 10 melhores projetos de inovação tecnológica entre mais de 450 projetos apresentados, de todo o ecossistema Judiciário brasileiro. É um grande reconhecimento para o nosso tribunal, que vem investindo cada vez mais em inovação e nas pessoas que prestam justiça ao povo paranaense”. 

Conheça o Smart Justice 

O Projeto Smart Justice (Justiça Inteligente), desenvolvido pelo Ateliê de Inovação do TJPR, é um conceito de atuação institucional que visa incluir objetivamente o Poder Judiciário no desenvolvimento das Cidades Inteligentes, integrando-se aos Poderes Executivo e Legislativo municipais e estadual. Visa, ainda, repensar a forma de aproximar e garantir o acesso à justiça, combinando as diretrizes do Poder Judiciário às necessidades locais, catalisando o desenvolvimento social, reduzindo a judicialização e ampliando sua eficiência. 

Conheça o projeto Cães de Assistência Judiciária 

O projeto Cães de Assistência Judiciária, realizado pelo TJPR, em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (Ibetaa) e estabelecido pelo NAE da direção do Fórum de Londrina, visa proporcionar um tratamento terapêutico na rede de proteção às crianças e aos adolescentes vítimas de violência psicológica e física, abuso sexual ou abandono.